[weglot_switcher]

BPF aprova Carta de Princípios de Sustentabilidade e inicia consulta pública para contributos

A Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF “estabelece a abordagem e as linhas orientadoras de atuação em matéria de sustentabilidade” para as empresas do Grupo que inclui, além do BPF, a Portugal Ventures, a Turismo Fundos e as quatro Sociedades de Garantia Mútua: Agrogarante, Lisgarante, Garval e Norgarante.
24 Abril 2024, 19h54

O Banco Português de Fomento (BPF) inicia esta quarta-feira, dia 24 de abril, uma consulta pública de um mês para recolher contribuições sobre a Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo, que foi recentemente aprovada pelo seu Conselho de Administração.

Ana Carvalho, presidente executiva do Banco de Fomento, citada no comunicado, diz que “a Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF é mais do que um documento de intenções” pois, “constitui um roteiro prático que evidencia o compromisso com o financiamento sustentável”.

“Através da consulta pública procuramos auscultar sugestões, destinadas a alinhar a estratégia com as expectativas da sociedade e assegurar um forte posicionamento como Banco Verde. A participação ativa de todos nesta consulta pública permitir-nos-á adequar a Carta às expectativas, pelo que se encoraja e agradece a partilha de sugestões”, acrescenta a CEO.

No contexto do seu mandato como Banco Verde Nacional, e em alinhamento com os objetivos de sustentabilidade definidos pelo Estado Português, pela União Europeia e pela comunidade internacional, “esta iniciativa enquadra-se na promoção do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, refere a instituição liderada por Celeste Hagatong e Ana Carvalho.

A Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF “estabelece a abordagem e as linhas orientadoras de atuação em matéria de sustentabilidade” para as empresas do Grupo que inclui, além do BPF, a Portugal Ventures, a Turismo Fundos e as quatro Sociedades de Garantia Mútua: Agrogarante, Lisgarante, Garval e Norgarante.

O banco promocional diz que este documento reflete o compromisso em definir, até ao final do primeiro semestre de 2024, a Estratégia de Sustentabilidade do Grupo BPF.

“Esta Estratégia visa reforçar o posicionamento do BPF como interveniente nacional de referência na dinamização de instrumentos financeiros destinados a apoiar projetos sustentáveis que fomentem a transição climática e energética, contribuindo para os objetivos climáticos estabelecidos no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 e no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, acrescenta.

O Banco de Fomento explica que a carta está estruturada em onze grandes princípios de atuação em matéria de desenvolvimento sustentável, “alinhados com a estratégia global do BPF para operar em conformidade com os princípios ESG, garantindo a integração das dimensões ambientais, sociais e de governança, definidos a nível internacional e nacional nesta matéria, em todas as suas atividades, políticas de investimento, processos de decisão e operações de financiamento”.

Os princípios descritos na carta também estabelecem um conjunto de compromissos que “contribuem para a regeneração das empresas, da sociedade e do planeta, considerando a interdependência das dimensões de governança, sociais e ambientais”, detalha o banco.

Estes compromissos estão organizados em três grandes capítulos: “Agir pelo Planeta”, “Trabalhar com as Pessoas na promoção de uma sociedade inclusiva e justa” e “Assegurar a adesão aos princípios de bom governo e transparência”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.