Brexit leva a quebra de 26% na emigração portuguesa para o Reino Unido em 2017

Os dados do Departamento de Trabalho e Pensões britânico mostram que Portugal acompanhou a tendência da União Europeia (UE), que tem vindo a registar uma desaceleração da emigração para o Reino Unido devido aos receios do Brexit.

Mais de 22 mil portugueses deram entrada no Reino Unido no ano passado, apesar de a emigração portuguesa para o país ter registado uma quebra de 26%. Os dados do Departamento de Trabalho e Pensões britânico mostram que Portugal acompanhou a tendência da Europa, que tem vindo a registar uma desaceleração da emigração para o Reino Unido devido aos receios do Brexit.

Os portugueses representaram 3,3% do total de entradas de estrangeiros no Reino Unido em 2017. O organismo britânico indica que ao todo foram contabilizadas 682.613 entradas, dos quais 22.622 eram portugueses. Em comparação com o ano passado, a emigração portuguesa para o Reino Unido diminuiu em cerca de 10 mil pessoas.

A emigração portuguesa para o Reino Unido registou um máximo de 32.301 entradas em 2015, vindo a decair desde aí. Os dados indicam que a diminuição de 26%, no ano passado, seguiu-se a uma queda no número de entradas de portugueses no país de 5,4%, em 2016. O número está já em valores inferiores a 2013.

Mas a tendência é semelhante em vários países. O ano passado verificou-se uma redução de 17,2% no número de entradas de imigrantes no Reino Unido. Em 2016, a diminuição tinha sido de 0,4%. No caso da emigração de cidadãos pertencentes à União Europeia (UE), a queda foi de 20,5%. Esta tendência é explicada pela incerteza criada pela saída do Reino Unido da UE, prevista para o próximo ano.

Relacionadas

Euronext: “Vai ser interessante contar com a Bolsa da Irlanda após o Brexit”

A aquisição da Bolsa da Irlanda pela detentora da Bolsa de Lisboa está em fase final e deverá ficar fechada até ao final de março. Depois de Dublin, a Euronext pretende fazer mais aquisições.

“Brexit é como passar da Liga dos Campeões para a distrital”, considera Carlos Costa

Apesar de admitir que “a probabilidade de ser campeão é maior” no campeonato distrital, o responsável vincou que “ser campeão do campeonato distrital só tem interesse para passar à divisão superior e se, através disso, houver acesso à ‘Champions'”.

Reino Unido pode incluir serviços financeiros num acordo pós-Brexit

Phillip Hammond, defendeu hoje que existe um “interesse mútuo” para o Reino Unido e para a União Europeia para incluir o acesso a serviços financeiros

Comprar casa em Londres está a ficar mais barato. E a culpa é do Brexit

Os preços médios para comprar casa na capital britânica caíram 2,6% para 593.396 libras (cerca de 670 mil euros) em janeiro e os analistas acreditam que ainda há margem para maiores quedas.

Brexit: ‘alternativa Estados Unidos’ “é uma ilusão”

Sir Peter Westmacott, antigo embaixador do Reino Unido em Washington, desmistifica aquilo que os adeptos da saída da União Europeia consideram ser uma oportunidade.

Nem o Brexit abalou o otimismo que se vive no mercado europeu

“O mercado imobiliário na Europa atravessa um momento favorável aos bons negócios e à intensificação da parceria internacional”, é a opinião unânime dos principais CEO da Century 21.
Recomendadas

Irão diz que o seu petróleo não vai deixar de chegar aos mercados

Em causa estão as sanções impostas pelos norte-americanos, que serão mais severas a partir de novembro. China e Índia, principais clientes do Irão, não vão cumprir o embargo que Trump quer impor.

Prioridade da bicicleta como meio de transporte vai ser inscrita na Constituição da Suíça

Três em cada quatro eleitores suíços aprovaram em referendo a introdução de um novo princípio constitucional: a prioridade da bicicleta como meio de transporte, mediante políticas públicas focadas nesse objetivo e melhoria das infra-estruturas.

Um negócio de luxo: Michael Kors vai comprar Versace por 1,7 mil milhões

Versace, a casa de moda italiana fundada por Gianni Versace há 40 anos, vai ser comprada por Michael Kors por 2 mil milhões de dólares.
Comentários