[weglot_switcher]

Broadcom dispara 9% com anúncio de parceria estratégica com OpenAI

A Broadcom e a OpenAI, detentora do ChatGPT, vão colaborar para a produção de 10 gigawatts de aceleradores de inteligência artificial personalizados. Desde o início do ano as ações da Broadcom já subiram 53,5% e valorizaram 95,4% no espaço de um ano.
Florian Knodt/Unsplash
13 Outubro 2025, 15h32

As ações da Broadcom estão a disparar 9,7%, para os 356,26 dólares, com o anúncio de uma “colaboração estratégica” com a OpenAI, proprietária do ChatGPT, que se vai traduzir na colaboração entre estas duas empresas para a produção de 10 gigawatts de aceleradores de inteligência artificial (IA) personalizados. Isto faz com que as ações da Broadcom já tenham subido 53,5% desde o início do ano e valorizado 95,4% no espaço de um ano.

“A OpenAI irá conceber os aceleradores e sistemas, que serão desenvolvidos e implementados em parceria com a Broadcom. Ao conceber os seus próprios chips e sistemas, a OpenAI pode incorporar o que aprendeu com o desenvolvimento de modelos e produtos de ponta diretamente no hardware, desbloqueando novos níveis de capacidade e inteligência. Os racks [em tradução livre bastidores], totalmente escalonados com Ethernet e outras soluções de conectividade da Broadcom, irão satisfazer a crescente procura global de inteligência artificial, com implementações nas instalações da OpenAI e em data centers [centros de dados] parceiros”, salientaram as duas empresas.

Isto faz com que as duas empresas tenham acordos de longa data para o “codesenvolvimento e fornecimento” dos aceleradores de IA e um termo de compromisso para “implementar racks que incorporam os aceleradores de inteligência artificial e as soluções de rede” da Broadcom.

“A parceria com a Broadcom é um passo fundamental na construção da infraestrutura necessária para desbloquear o potencial da inteligência artificial ​​e proporcionar benefícios reais às pessoas e às empresas. Desenvolver os nossos próprios aceleradores contribui para o ecossistema mais amplo de parceiros, todos eles construindo a capacidade necessária para expandir as fronteiras da inteligência artificial ​​e trazer benefícios para toda a humanidade”, disse o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman.

O presidente e CEO da Broadcom, Hock Tan, considerou que a parceria estabelecida com a OpenAI representa um “momento crucial” na procura da IA, acrescentando que a OpenAI está na “vanguarda da revolução da inteligência ​​[artificial]” desde o momento do ChatGPT.

“Estamos entusiasmados por desenvolver e implementar em conjunto 10 gigawatts de aceleradores e sistemas de rede de última geração para abrir caminho para o futuro da inteligência artificial”, disse Hock Tan.

“A nossa colaboração com a Broadcom impulsionará os avanços na inteligência artificial e aproximará todo o potencial da tecnologia da realidade. Ao construir o nosso próprio chip, podemos incorporar o que aprendemos com a criação de modelos e produtos de ponta diretamente no hardware, desbloqueando novos níveis de capacidade e inteligência”, sublinhou o cofundador e presidente da OpenAI, Greg Brockman.

“A nossa parceria com a OpenAI continua a estabelecer novos padrões no setor para o design e a implementação de clusters de inteligência artificial abertos, escaláveis ​​e com baixo consumo de energia”, defendeu o presidente do Semiconductor Solutions Group da Broadcom, Charlie Kawwas.

“Os aceleradores personalizados combinam notavelmente bem com soluções de rede Ethernet escaláveis ​​e escaláveis ​​​​horizontalmente baseadas em normas para fornecer infraestrutura de inteligência artificial de próxima geração com otimização de custos e desempenho. Os racks incluem o portfólio completo de soluções de conectividade Ethernet, PCIe e ótica da Broadcom, reafirmando a nossa liderança no portfólio de infraestrutura de inteligência artificial”, adiantou Charlie Kawwas.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.