O atual presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo, vai apresentar a sua recandidatura à liderança dos socialistas madeirenses, este sábado. A força partidária vai a eleições a 31 de janeiro, e o congresso realiza-se entre 22 e 23 de fevereiro.
A este ato eleitoral interno juntam-se ainda as eleições regionais antecipadas marcadas para 23 de março.
Recorde-se que a Madeira vai a eleições antecipadas devido à aprovação de uma moção de censura, apresentada pelo Chega, na Assembleia Legislativa da Madeira, a 17 de dezembro, depois da proposta de Orçamento Regional, para 2025, ter sido chumbada pelo Parlamento da Região a 9 de dezembro (votos contra do PS, Juntos Pelo Povo (JPP), Chega, PAN, Iniciativa Liberal e os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP).
A moção de censura teve os votos favoráveis do PS, Juntos Pelo Povo (JPP), Chega, PAN e Iniciativa Liberal (IL) e os votos contra do CDS-PP e do PSD. Nas audições com o Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, e depois com o Presidente da República, todos os partidos defenderam a convocação de novas eleições.
Depois de ouvido o Conselho de Estado, o Presidente da República decidiu dissolver o Parlamento da Madeira e convocar eleições na Madeira.
Estas serão as terceiras eleições regionais desde setembro de 2023.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com