[weglot_switcher]

Câmara de Lamego investe 12 milhões de euros na reabilitação da cidade

O objetivo passa também pela requalificação e construção de diversos equipamentos, parques, passeios, vias e outros acessos. A autarquia vai ainda gastar mais quatro milhões de euros para a criação de um novo parque urbano.
13 Abril 2021, 16h23

A Câmara Municipal de Lamego vai investir 12 milhões de euros em projetos de reabilitação e requalificação da cidade. Esta medida surge por parte do presidente da autarquia Ângelo Moura, através do apoio de fundos comunitários do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), onde se encontram englobados onze novos projetos, informa em comunicado esta terça-feira, 13 de abril, a autarquia.

Naquele que é classificado pela autarquia como o maior investimento de sempre, o objetivo passa por melhorar a qualidade de vida dos munícipes e de dotar a cidade de infraestruturas modernas e sustentáveis. Para isso, o município mostra-se empenhado na requalificação e construção de diversos equipamentos, parques, passeios, vias e outros acessos.

“Este conjunto de intervenções vão trazer uma nova vida à cidade, tanto ao nível paisagístico e urbanístico, como ao nível da qualidade de vida dos munícipes permitindo o usufruto de uma cidade mais moderna, com conforto e segurança. A aposta nas áreas da acessibilidade e da mobilidade vão também possibilitar que os cidadãos circulem com outra facilidade e comodidade, o que anteriormente não era possível”, refere o presidente da autarquia.

No entanto, a CML vai ainda despender mais quatro milhões de euros para a criação de um novo parque urbano para privilegiar o desporto, o lazer e a educação ambiental, numa área superior a sete hectares, onde vão ser construídas pistas pedonais e cicláveis, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas comunitárias, um parque de skate, dois espaços polidesportivos, um espaço para espetáculos, um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade, dois parques de estacionamento (num total de 109 lugares), instalações sanitárias, novas pontes pedonais para ligação das margens da ribeira do Coura e a requalificação da atual ponte.

Ângelo Moura considera que “a importância deste projeto está igualmente relacionada com o facto de o município considerar como prioritária a qualificação desta vasta área com o objetivo de promover uma correta articulação urbana, potenciando, não só o usufruto do espaço público, mas também a satisfação dos lamecenses e de quem habitualmente nos visita”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.