[weglot_switcher]

Chega convoca debate de urgência para apurar se antigas colónias serão indemnizadas

O objetivo é “perceber se o governo tem pensado dar algum passo no sentido de atribuir indemnizações às antigas colónias portuguesas”, esclarece o partido liderado por André Ventura.
30 Abril 2024, 14h35

O Chega anunciou, esta terça-feira, que vai agendar um debate de urgência a propósito das declarações do Presidente da República quanto à possibilidade levantada de atribuir indemnizações às antigas colónias portuguesas,

“No seguimento das palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a reforçar a ideia de reparação devida pelo passado colonial português, o CHEGA vai convocar, na próxima quinta-feira, dia 2 de Maio, na Assembleia da República, um debate de urgência”, apontou o partido em comunicado.

O objetivo é “perceber se o governo tem pensado dar algum passo no sentido de atribuir indemnizações às antigas colónias portuguesas”.

O Chega instou “o Ministro dos Negócios estrangeiros a estar presente no debate onde iremos discutir, analisar e apontar aquela que é uma das maiores traições à nossa pátria”.

No sábado, o Presidente da República defendeu que Portugal deve liderar o processo de assumir e reparar as consequências do período do colonialismo e sugeriu como exemplo o perdão de dívidas, cooperação e financiamento.

Uma posição que não caiu bem junto do Chega que decidiu avançar com um voto de condenação às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa. “O Presidente da República defendeu este sábado que Portugal deve liderar o processo de assumir e reparar as consequências do período do colonialismo e sugeriu como exemplo o perdão de dívidas, cooperação e financiamento”, referiu o partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.