António Costa respondeu esta quarta-feira às críticas do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, sobre a gestão da pandemia, realçando que Portugal vai continuar a viver com o vírus e que isso vai implicar grande disciplina.
Na cerimónia que marcou a reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha, em Elvas, o primeiro-ministro recordou as medidas que foram desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e Direção Geral de Saúde relativamente ao facto da região de Lisboa e Vale do Tejo dominar diariamente a lista de infetados por Covid-19.
“Vamos continuar a viver com este vírus e isso implica muita disciplina. Estamos conscientes do problema, a ministra da Saúde designou um gabinete de crise para a região de Lisboa e Vale do Tejo e ninguém tem dúvidas de que é necessário reforçar meios para continuar a lutar contra esta pandemia”, realçou António Costa.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, considera que o aumento do número de infetados por Covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno, exigindo respostas rápidas.
Fernando Medina disse na segunda-feira no espaço de comentário na TVI24 que “com maus chefes e pouco exército não é possível ganhar esta guerra”.
“É uma nota direta a todos os responsáveis relativamente a esta matéria, que é preciso agir rápido. Ou há capacidade de conter isto rápido ou então têm de ser colocadas as pessoas certas nos sítios certos”, sublinhou.
Para o primeiro-ministro, deve haver uma continuidade com a política de testes e consequente isolamento do infetados e na criação de condições para todos aqueles que não tenham condições de habitabilidade. “Não vamos enfrentar esta crise escondendo os problemas”, garantiu o chefe do Governo.
António Costa recordou que é muito importante continuar com a rede social dos municípios e juntas de freguesia, realçando que percebe que os autarcas possam demonstrar alguma insatisfação com o evoluir da situação: “Tenho acompanhado a frustração dos autarcas mas tem havido um trabalho conjunto que é muito importante”, concluiu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com