[weglot_switcher]

COTEC Portugal lança plataforma de apoio à integração de doutorados nas empresas

Aumentar a colaboração entre o tecido empresarial e o sistema científico, em prol do desenvolvimento tecnológico das empresas é o objetivo da iniciativa, que arranca com uma meta: integrar 100 doutorados em ambiente empresarial até 2025.
20 Março 2024, 10h41

A COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação, criou uma plataforma D100>-<E100, que se destina a promover a integração de quadros com formação superior avançada nas empresas e doutorados. Iniciativa tem como objetivo a integração de 100 doutorados em ambiente empresarial até 2025.

A iniciativa pretende também consciencializar as PME (pequenas e médias empresas) para a importância da gestão do capital humano enquanto “ativo intangível determinante na geração de inovação, vantagens competitivas e valor empresarial”.

O objetivo da plataforma é juntar num mesmo lugar empresas, escolas doutorais, unidades do sistema científico e instrumentos de política pública existentes, através da reconfiguração da oferta de doutoramentos “em ambiente empresarial”, de forma a “expandir a base de empresas com desenvolvimento tecnológico próprio, através da valorização do capital humano, do conhecimento e do aumento da colaboração entre o tecido empresarial e o sistema científico”.

“Apenas 1 em cada 25 empresas que refere ter atividades de inovação tem relações com a academia e apenas pouco mais de 10% dos doutorados formados pelas nossas universidades são empregues por empresas”, afirma Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, o que, salienta, é “manifestamente insuficiente, especialmente quando comparamos com outros países no qual o Sistema de Inovação é mais produtivo”.

“Precisamos de programas de doutoramento orientados para as necessidades das empresas, mas também os empresários e gestores deverão compreender da importância estratégica do reforço da qualidade do capital humano interno e da maior colaboração com a academia como fatores chave para responder aos desafios competitivos que enfrentam na expansão em mercados globais”, adianta Jorge Portugal.

A COTEC defende que o crescimento saudável da economia terá de passar pelo crescimento das exportações, “sendo imperativo”, diz Jorge Portugal, “aumentar a quota de exportações de bens e serviços de média e alta tecnologia”. Para isso, acrescenta, “é necessário aumentar a qualificação do capital humano nas empresas, especialmente naquelas em crescimento internacional, reforçando desta forma também as ligações com o sistema científico e retendo o talento mais qualificado nas nossas empresas”.

Segundo o gestor, com o programa D100>-<E100, colocar 100 doutorados em 100 empresas, esperamos poder contribuir para um impulso abrangente e de maior impacto para que mais empresas criem capacidade tecnológica própria e colaborem com a academia.”

Além da plataforma, que pode ser consultada em d100e100.cotec.pt, a iniciativa D100>-<E100 irá também contar com ciclos de sessões presenciais onde as empresas podem promover os roadmaps tecnológicos, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.