[weglot_switcher]

Covid-19: Lisboa abre hoje os dois primeiros centros de rastreio

As instalações ficam localizadas na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar e um centro de rastreio móvel instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho.
23 Março 2020, 10h21

A cidade de Lisboa inaugura esta segunda-feira, 23 de março os dois primeiros centros de rastreio no combate ao surto do coronavírus. As instalações ficam localizadas na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, que terá capacidade para realizar entre 300 a 400 testes e um centro de rastreio móvel instalado no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, com capacidade para 150 análises diárias, podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

A abertura destes dois centros está marcada para as 11h00 e vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.

Estes dois centros inserem-se numa rede de 10 unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os seus 18 municípios. Esta medida tinha sido anunciada por Fernando Medina, no passado dia 17 de março, em entrevista à “TVI”.

“Vamos procurar instalar em toda a AML 10 unidades de rastreio e de diagnostico do vírus. Já temos duas programadas em Cascais, duas em Lisboa e vamos trabalhar em conjunto para que no global da AML haja uma cobertura de responder às necessidades do serviço de saúde, dos cidadãos, para providenciar os meios de diagnóstico e de triagem aos nossos munícipes, e fazendo isto em conjunto de forma integrada para aproveitar os nossos recursos”, afirmou o presidente da CML.

“Estes centros terão instalações próprias, zonas de bom acesso, funcionarão com pré-marcação, sempre com indicação médica e funcionarão para o coletivo da Área Metropolitana de Lisboa”, acrescentou Fernando Medina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.