Covid-19: Madeira regista nove novos casos e um total de 115 ativos

O arquipélago regista esta quinta-feira nove novos casos positivos de Covid-19, oito dos quais importados, totalizando 115 ativos e 354 situações confirmadas na região.

A autoridade regional de saúde da Madeira (IASAÚDE) anunciou que o arquipélago regista hoje nove novos casos positivos de Covid-19, oito dos quais importados, totalizando 115 ativos e 354 situações confirmadas na região.

“Hoje há nove novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira (RAM) passa a contabilizar 354 casos confirmados de covid-19 no território regional”, refere IASAÚDE no boletim epidemiológico diário.

Na mesma nota, refere que, dos oito casos importados, cinco são oriundos da Polónia, um do Reino Unido, outro da região de Lisboa e Vale do Tejo e ainda um do Norte de Portugal.

Também há um caso de transmissão local, menciona, apontando estar “associado a um contacto com um viajante que, após uma estada de curta duração na Madeira, regressou à origem, onde testou positivo posteriormente”.

O instituto adianta que estão ainda em estudo outras “19 novas situações” pelas autoridades de saúde, sendo nove casos “provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 10 relacionadas com contactos de casos positivos”, decorrendo as investigações epidemiológicas”.

Na Madeira, existem, neste momento, “115 os casos ativos, dos quais 106 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e nove de transmissão local”, acrescenta o instituto na mesma informação.

O IASAÚDE assegura que estes casos estão em quarentena, com 58 pessoas a cumprir isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 56 em alojamento próprio e existe um doente que se encontra internado no hospital do Funchal.

A autoridade de saúde regional refere que também existem três novos casos recuperados, que contabilizam 239 doentes curados.

“Até hoje, foram contabilizadas na Madeira 1.814 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”, pode ler-se no mesmo documento.

Também indica que estão 17.062 pessoas a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação telemóvel MadeiraSafe, 7.891 das quais em vigilância ativa.

Sobre a operação de despiste realizada na Madeira, o IASAÚDE salienta que, “no contexto da operação de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 90.023 colheitas até às 18:00 de hoje”.

Em relação às amostras processadas no laboratório do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM), aponta que foram processadas 140.346 amostras.

Ler mais
Recomendadas

Web Summit 2020: o que vai poder ver esta quinta-feira

Esta quinta-feira marca o segundo dia da edição 2020 da Web Summit, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, este ano numa edição 100% online. Acompanhe no site do Jornal Económico e na plataforma JE TV uma vasta cobertura desta cimeira com entrevistas e painéis que vão marcar esta edição

Kai-Fu Lee prevê que empregos em cadeias de fast-food e telemarketing serão substituídos por IA

O ex-presidente da Google China, considerado um dos maiores especialistas em IA no mundo, esteve na Web Summit, onde fez referência à “relutância” da Europa em abdicar da privacidade mesmo que seja por “algo muito importante, como a saúde e a segurança”.

DGS confirma três casos positivos de Covid-19 na sede

A DGS “informa que foram confirmados três casos positivos de covid-19 na sua sede, até ao momento, ficando dez trabalhadores em isolamento profilático”, dá conta uma nota divulgada durante a noite de hoje às redações.
Comentários