[weglot_switcher]

Covid-19: Organização Mundial de Saúde declara pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou esta quarta-feira o estado de pandemia em relação ao Covid-19. Existem 122,289 infetados em todo o mundo, sendo que a China continua a representar o número mais elevado de contaminações, mais de 80 mil. Apesar de tudo, mais de 67 mil pessoas conseguiram recuperar na totalidade do surto.
  • DR Reuters
11 Março 2020, 16h39

A Organização Mundial de Saúde acaba de elevar o risco mundial do surto do coronavírus, para “estado de epidemia mundial”.

Segundo balanço mais recente, existem 125,597 infetados em todo o mundo, sendo que a China continua a representar o número mais elevado de contaminações, mais de 80 mil. Em Itália, a propagação continua a alastrar-se, tendo contaminado 12,462 pessoas. Em termos de vítimas mortais, o ritmo não mostra sinais de abrandamento: a nível mundial foram registadas 4,605 mortes. Só na China, existem 3,158 vítimas mortais e em Itália o valor situa-se nos 827. Mais de 67 mil pessoas conseguiram recuperar na totalidade.

O diretor-geral da OMS alertou que “pandemia não é uma palavra para se usar de ânimo leve ou de forma descuidada”. “É uma palavra que, mal utilizada, pode causar medo irracional ou uma aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a um sofrimento e morte desnecessários”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O responsável garantiu ainda que “declarar esta situação como uma pandemia não muda a avaliação da OMS sobre a ameaça que este coronavírus representa”. “Não muda o que a OMS está a fazer e nem o que os países devem fazer”, disse.

Em Portugal existem 59 casos confirmados de infeções pelo Covid-19. Trata-se de um aumento de 18 pessoas face ao boletim da véspera. Até à data, existem 3.066 casos suspeitos e 83 pessoas ainda esperam os resultados das análises laboratoriais, enquanto que 471 pessoas foram consideradas como casos suspeitos.

 

notícia atualizada às 19h04

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.