[weglot_switcher]

Covid-19: Primeiros testes à vacina do coronavírus começam a ser realizados hoje

O marco desta segunda-feira é apenas o começo de uma série de estudos em pessoas para provar se as vacinas são seguras e se podem realmente curar o vírus.
16 Março 2020, 17h27

Uma mulher em Seattle, nos EUA, vai ser a primeira voluntária a receber uma vacina administrada por investigadores norte-americanos, cientistas do Kaiser Permanente Washington Research Institute, avança a Associated Press, esta segunda-feira.

A cobaia em questão é Jennifer Haller, de 43 anos, mãe de dois adolescentes.“Eles acham isto muito cool”, disse Haller, que acrescentou que esta é uma “ótima oportunidade para mim de fazer algo que possa ajudar”.

A vacina foi desenvolvida pelo NIH e pela empresa de biotecnologia Moderna Inc., com sede em Massachusetts. Os participantes que serão administrados com a vacina, não serão infetados com o próprio coronavírus, avança a AP.

O marco desta segunda-feira é apenas o começo de uma série de estudos em pessoas para provar se as vacinas são seguras e se podem realmente curar o vírus. Mesmo que a investigação corra bem, uma vacina só estará disponível para uso generalizado nos próximos 12 a 18 meses, disse o Dr. Anthony Fauci, do National Institutes of Health dos EUA.

Esta não é a única vacina potencial em desenvolvimento. Dezenas de grupos de pesquisa em todo o mundo estão a trabalhar para criar uma vacina contra o Covid-19. A Inovio Pharmaceuticals, em Pensilvânia, EUA, deverá iniciar o seu próprio estudo de segurança – nos EUA, China e Coreia do Sul – já no próximo mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.