Covid-19: Uma centena de manifestantes anticonfinamento em Lisboa

À Lusa, o comissário Santos, da PSP, referiu que a concentração, promovida pelo Movimento Habeas Corpus, associado aos Juristas pela Verdade, chegou a reunir “cerca de cem pessoas”, por volta das 13h00, e que há meia hora estariam ainda 35 manifestantes no local.

José Sena Goulão/Lusa

Uma centena de manifestantes contra o estado de emergência e o confinamento concentrou-se hoje nos Jardins de Belém, em Lisboa, informou fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), adiantando que a manifestação foi devidamente comunicada às autoridades.

À Lusa, o comissário Santos, da PSP, referiu que a concentração, promovida pelo Movimento Habeas Corpus, associado aos Juristas pela Verdade, chegou a reunir “cerca de cem pessoas”, por volta das 13h00, e que há meia hora estariam ainda 35 manifestantes no local.

“As manifestações são legais desde que comunicadas nos termos da lei e esta foi comunicada”, ressalvou a mesma fonte, precisando que “não há registo de incidentes”.

À PSP cabe “acompanhar e monitorizar” este tipo de manifestações, referiu o comissário, adiantando que, igualmente na capital, está a decorrer outra manifestação, esta tarde, promovida pelo movimento Sábados na Rua, que começará no topo do Parque Eduardo VII e desfilará até à Praça do Comércio, passando pelo Marquês de Pombal.

“Ultimamente, começa a haver alguma resistência aos confinamentos e ao estado de emergência e surgem alguns grupos que vão promovendo manifestações”, esclareceu.

Em geral, os movimentos que se dizem “pela verdade” são negacionistas em relação à própria pandemia e aos seus efeitos.

Portugal registou hoje 33 mortos relacionadas com a covid-19 e 1.071 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde março de 2020, quando o vírus foi detetado pela primeira vez, Portugal já registou 16.276 mortes associadas à covid-19 e 803.844 casos de infeção com SARS-CoV-2.

 

Ler mais
Recomendadas

Movimento ‘Save the Travel Industry’ escolhe o Algarve para mostrar que é possível viajar em segurança

Com este propósito, seis representantes de reconhecidas agências de viagens do mercado alemão, que integram este movimento, estão na região do Algarve durante uma semana, de 18 até ao próximo dia 25 de abril.

Bruxelas admite levar AstraZeneca à justiça e não renovar contrato por falhas

O comissário europeu da Justiça disse hoje, em entrevista à Lusa, que Bruxelas equaciona um processo judicial contra a farmacêutica AstraZeneca, por entregas de vacinas anticovid-19 atrasadas e abaixo do contratualizado, admitindo também não firmar novo contrato.

Alemanha negoceia compra de 30 milhões de doses da vacina russa para o verão

A aquisição foi confirmada pelo ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, que anunciou, na rede social Twitter, que o governo alemão “está a negociar a compra de três remessas de 10 milhões de doses em junho, julho e agosto”.
Comentários