[weglot_switcher]

CPAS acusa Ordem de “campanha de desinformação” grave sobre os direitos sociais na advocacia

Segundo a CPAS, as alegações feitas na campanha da OA são “falsas” e “graves”, dado que “levam os beneficiários a não exercer e requerer plenamente os direitos que lhes são assegurados”.
24 Janeiro 2025, 18h42

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) reagiu, esta sexta-feira, à campanha da Ordem dos Advogados (OA) iniciada esta semana e que se dedica aos direitos sociais, acusando a instituição de levar a cabo uma “campanha de desinformação”.

Segundo a CPAS, as alegações feitas na campanha da OA são “falsas” e “graves”, dado que “levam os beneficiários a não exercer e requerer plenamente os direitos que lhes são assegurados”. Os vídeos em causa, que são protagonizados por várias figuras públicas, acarretam um “prejuízo efetivo para os advogados, solicitadores e agentes de execução”, refere a entidade no mesmo comunicado.

“A senhora Bastonária da Ordem dos Advogados, atual recandidata ao cargo, lançou uma campanha nos canais de comunicação oficiais da Ordem dos Advogados, na qual nega a existência de direitos sociais para os advogados, ignorando de forma intencional e propositada o trabalho desenvolvido e os apoios prestados pela CPAS desde 1947, data da sua criação, e a cujo Conselho Geral a Senhora Bastonária preside”, refere a CPAS no mesmo comunicado.

“Ao semear falsas informações, cria a convicção que a CPAS não concede toda uma gama de apoios que já estão efetivamente disponíveis e que têm sido garantidos e reforçados ao longo dos anos. O sistema atual de previdência assegurado pela CPAS confere benefícios sociais aos advogados, solicitadores e agentes de execução. Compete-nos, enquanto entidade que defende intransigentemente os seus beneficiários zelar pela integridade e pela capacidade de decisão informada e consciente dos mesmos, razão pela qual consideramos imprescindível que a verdade seja reposta”, refere a entidade.

A Ordem dos Advogados lançou esta semana uma campanha dedicada aos direitos sociais da classe que representa, abordando, entre outros, os direitos na maternidade, períodos de doença e momentos de quebra de rendimentos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.