[weglot_switcher]

Cristina Casalinho confirmada à frente do IGCP

A nomeação da nova administração do IGCP apenas precisa de ir à CRESAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (o que já aconteceu) para ser aprovada antes de ir a Conselho de Ministros que designa, sob proposta do Ministro das Finanças, a nova administração. Essa resolução é depois publicada em Diário da República.
17 Janeiro 2019, 01h53

O Ministério das Finanças já enviou a nova administração do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública para a Cresap – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, segundo fonte ligada ao processo.

Tal como o Jornal Económico avançou em primeira-mão, Cristina Casalinho vai ser reconduzida à frente a agência que gere a dívida pública.

António Pontes Correia, actual único vogal do conselho de administração, mantém-se, e é nomeada como vogal Rita Granger, atualmente diretora de risco e gestão de carteira do IGCP. Esta informação começou por ser avançada pelo Eco.

Recorde-se que a situação de Cristina Casalinho à frente do IGCP está por oficializar desde que acabou o mandato em 2016.

A atual administração da agência que gere a dívida pública foi oficialmente nomeada em 2014, pelo Governo de Pedro Passos Coelho e de Maria Luís Albuquerque como Ministra das Finanças. Uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República a 3 de outubro de 2014, nomeava “Cristina Maria Nunes da Veiga Casalinho; António Abel Sancho Pontes Correia e Maria Eduarda Simões Lopes Branco Vicente, para os cargos, respectivamente, de presidente e de vogais do conselho de administração da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E, para o triénio 2014-2016”.

Eduarda Vicente saiu entretanto para a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e ficaram os outros administradores.

A nomeação da nova administração do IGCP apenas precisa de ir à CRESAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública para ser aprovada antes de ir a Conselho de Ministros que designa, sob proposta do Ministro das Finanças, a nova administração. Essa resolução é depois publicada em Diário da República.

A atual presidente do IGCP chegou a ser apontada para substituir José Almaça à frente da ASF, mas o Ministério das Finanças preferiu reconduzi-la na agência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.