[weglot_switcher]

Custos com o carro: saiba com o que contar

Quanto custa ter um carro? Qual o peso desta despesa no orçamento?
carro automóvel
25 Abril 2025, 09h30

A decisão de ter um carro é, muitas vezes, influenciada pela necessidade de mobilidade entre o local de residência e o emprego e pelo estilo de vida da família. Devem ser avaliados os custos fixos e variáveis de ter um veículo automóvel.

Não se esqueça que ao comprar um carro novo, tem de suportar despesas administrativas, que incluem o transporte, a legalização, a preparação e o averbamento de documentos. Estes são custos que, nem sempre, se encontram nas simulações de compra, pelo que recomendamos que pergunte sempre.

CUSTOS FIXOS – Não dependem do uso que faz do carro e que paga mesmo que este esteja parado

  1. Pediu ou vai pedir um crédito automóvel?

Se comprou, ou vai comprar automóvel, e vai recorrer a um financiamento, é importante que tenha em atenção o tipo de financiamento, o prazo de duração, a escolha da taxa (fixa ou variável) que são fatores que terão impacto no valor da prestação mensal.

Este é um compromisso financeiro importante que assumirá e que pesará no seu orçamento familiar durante alguns anos. Assim, a decisão deve ser refletida e ponderada.

1.2. Alternativas de financiamento

Antes de adquirir o carro, deve ponderar as diversas alternativas de financiamento ou modalidades de crédito automóvel, tais como:

  • a locação financeira (leasing),
  • o aluguer de longa duração (ALD)
  • ou o crédito automóvel com reserva de propriedade
  • outros créditos

1.3. Locação financeira (leasing)

A locação financeira é uma modalidade de financiamento em que a instituição de crédito (locadora) cede ao consumidor (locatário) a utilização temporária de um carro, perante o pagamento de uma renda mensal. No final do contrato, o consumidor poderá adquirir o carro, se estiver interessado, pagando o valor definido no contrato (valor residual).

1.4. Aluguer de longa duração (ALD)

O ALD é uma modalidade em que a instituição de crédito cede, temporariamente, a utilização de um carro ao consumidor, mediante o pagamento de uma renda mensal. No momento da contratação, o consumidor assina também um contrato-promessa em que se compromete a comprar o carro no fim do aluguer.

1.5. Crédito automóvel com reserva de propriedade

É um empréstimo para aquisição de automóvel em que a instituição, para garantir o reembolso do crédito até ao final do contrato, regista na conservatória competente um direito sobre o carro (reserva de propriedade). Este direito permite à instituição, em caso de incumprimento do crédito, assumir a propriedade do carro cuja aquisição financiou.

1.6. Outros Créditos

Existem outros créditos que as instituições podem disponibilizar, que não contemplam a reserva de propriedade do carro, mas em que podem ser pedidas outras garantias (por exemplo, uma fiança).

No crédito automóvel, com ou sem reserva de propriedade, o carro fica registado em nome do consumidor. Na locação financeira e no ALD a propriedade do veículo durante o contrato é da instituição.

1.7. Renting

O renting, também conhecido por aluguer operacional de viaturas (AOV), é uma modalidade de aluguer de carro que tem associada a prestação de determinados serviços (por exemplo, serviços de manutenção do carro, substituição de pneus, seguros e impostos), perante o pagamento de uma renda mensal. Não se trata de um empréstimo, pelo que não se enquadra no regime de crédito aos consumidores.

ATENÇÃO: Antes de escolher a modalidade de financiamento, compare várias propostas de diferentes instituições.

 

 

Informe-se com a nossa equipa de proteção financeiraContacte a nossa equipa: 213 710 200 ou email: deco@deco.pt. Utilize a nossa linha +351 966 449 110. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.