DGS não contabiliza todos os casos de Covid-19

Segundo os boletins diários da DGS, que fazem o ponto de situação da pandemia em Portugal, desde o dia 6 de junho que não houve nenhuma infeção de Covid-19 em um quarto dos concelhos,os hospitais e unidades de saúde pública do norte confirmam novos casos de infeção nestes concelhos no último mês.

Graça Freitas, diretora-geral da DGS | Tiago Petinga/Lusa

Existem discrepâncias entre o número de casos de Covid-19 reportados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e o real contágio da pandemia em Portugal, avança o semanário “Expresso”, este sábado.

Em causa, estão discrepâncias “nos registos, como surtos noticiados que não aparecem logo na estatística da DGS, diferenças entre o número total de infeções e a distribuição por concelhos, um número maior de casos registados pelas autoridades de saúde do que o reportado na base de dados totais ou até concelhos que o boletim oficial refere não terem novos doentes há semanas mas onde continua a haver admissões Covid nas urgências locais e unidades de saúde pública a identificar positivos”, refere o jornal.

Segundo os boletins diários da DGS, que fazem o ponto de situação da pandemia em Portugal, desde o dia 6 de junho que não houve nenhuma infeção de Covid-19 em um quarto dos concelhos, alguns dos quais correspondem a municípios muito populosos e que, nos meses anteriores, tiveram mais de 700 casos.

São os casos do Porto, Matosinhos, Braga, Gondomar, Maia e Guimarães. No entanto, a publicação refere que, contrariamente aos números oficiais, os hospitais e unidades de saúde pública do norte confirmam novos casos de infeção nestes concelhos no último mês.

Relacionadas

Vírus já matou mais de 522 mil pessoas e infetou quase 11 milhões

A agência France-Presse alerta que o número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do total real de infeções

Infografia | Covid-19: ponto de situação em Portugal a 3 de julho

Veja aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal, com os indicadores disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Marta Temido aponta para a existência de 34 surtos em Portugal

Os surtos encontram-se divididos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) com 18, cinco surtos na ARS do Centro e seis surtos na ARS do Algarve.
Recomendadas

Mais de 29 mil pessoas exigem fim das restrições nos voos de Portugal para o Reino Unido

Um cidadão britânico que costuma vir de férias a Portugal considerou que a decisão do Governo de Boris Johnson não faz sentido devido aos números apresentados por Portugal, e exige a retirada do país da lista negra de Londres. Já um jornal publicado em inglês, mas sediado em Portugal pede aos britânicos para escrevem aos deputados de Westminster a exigir o fim das restrições.

Infografia | Covid-19: ponto de situação em Portugal a 5 de agosto

Veja aqui a evolução do novo coronavírus em Portugal, com os indicadores disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Covid-19: Portugal vai apresentar relatório epidemiológico com critérios do Reino Unido

“Nós tínhamos solicitado formalmente que o Reino Unido apresentasse o relatório sobre o qual diz basear a sua decisão e recebemos hoje resposta a esse pedido”, afirmou Augusto Santos Silva.
Comentários