Os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) já têm linhas de orientação definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que incluem medidas de prevenção e de controlo para mitigar a propagação do novo coronavírus nestes espaços.
A DGS publicou este domingo a orientação, segundo a qual, todas as crianças como mais de dez anos, assim como os profissionais destes estabelecimentos, devem usar máscara.
O documento refere que “que todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de Covid-19, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença, através da ativação e atualização dos seus Planos de Contingência, que devem incluir, por exemplo, a definição de uma área de isolamento”.
De forma a respeitar as regras de distanciamento social, os CTAL devem, entre outras medidas, organizar as crianças e os jovens em grupos, que serão atribuídos a uma zona ou sala dos CTAL. E, “de forma a evitar o cruzamento de pessoas, devem ser definidos horários de entrada e de saída desfasados e definidos circuitos de entrada e saída das salas e espaços de atividades para cada grupo”.
À entrada e à saída dos CATL, as mãos devem ser higienizadas com uma solução antisséptica de base alcoólica, assim como os objetos das atividades.
Pode ver a orientação da DGS para os ATL aqui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com