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Diretor-geral da Kenvue para Portugal: “Queremos reforçar presença no país”

Salim Mokhtari diz ao JE que a empresa de cuidados pessoais e saúde do consumidor saída da J&J tem a ambição de crescer em Portugal e está a trabalhar nesse sentido, adotando uma nova abordagem estratégica tanto para as marcas como para as pessoas.
30 Abril 2024, 07h30

Salim Mokhtari é o rosto da Kenvue em Portugal. Supervisiona todos os aspetos das operações da organização, incluindo o desenvolvimento estratégico, iniciativas de crescimento e parcerias comerciais conjuntas com clientes. O gestor que ostenta um mestrado em Marketing e Operações de Vendas da Escola Nacional de Gestão da Universidade Ibn Tofail, em Marrocos, e uma especialização em Pensamento Estratégico e Liderança na Wharton School, diz ao Jornal Económico que o objetivo é reforçar a aposta e a presença em Portugal, onde emprega uma centena de pessoas, que integram a equipa do Sul da Europa. Nesta região, a multinacional conta com mais de 2.000 colaboradores, o correspondente a 10% da sua força de trabalho global.

A Kenvue, antiga área de negócios da Johnson & Johnson da qual se separou em agosto de 2023 (OPI na Bolsa de Valores de Nova Iorque foi concluída a 4 de maio de 2023), é a maior empresa de cuidados pessoais e saúde do consumidor do mundo, em receitas, detentora de marcas centenárias e icónicas como Johnson’s, Listerine, Neutrogena, Piz Buin e Tylenol. Opera em cerca de 165 países e no ano fiscal de 2023 registou vendas líquidas de 15,4 mil milhões de dólares.

 

A Kenvue anunciou a sua separação total da Johnson & Johnson em agosto de 2023, dando origem à maior empresa de cuidados pessoais e saúde do consumidor do mundo em receitas. Portugal tem vida própria no universo da Kenvue?

Sim. Em Portugal, o nosso compromisso vai além da simples oferta de produtos. É alimentado pelo objetivo de concretizar o extraordinário poder dos cuidados diários. Seja promovendo a saúde, proporcionando conforto ou apoiando percursos pessoais, as nossas marcas personificam a nossa dedicação em melhorar a qualidade de vida da comunidade portuguesa. À medida que continuamos a liderar em múltiplas categorias, o nosso foco continua a ser a oferta de produtos que correspondam às necessidades únicas dos consumidores, reforçando o nosso estatuto de companhia de confiança em todas as fases das suas vidas.

O que é a Kenvue em Portugal em negócios e empregos? Onde está localizada? 

Somos líderes de mercado na maioria das categorias em que atuamos, nomeadamente em alergias tópicas, hidratantes corporais totais (incluindo hidratantes de corpo, mãos, pés e lábios), produtos para o Sol, soluções orais de terapia de substituição da nicotina, diarreia, azia, elixires bucais e higiene infantil. Seguindo a nossa estratégia de mercado, encontrarão os nossos produtos em praticamente todos os lares portugueses. As nossas marcas icónicas acompanham milhões de cidadãos portugueses no seu dia-a-dia. Em Portugal, temos uma equipa fantástica de cerca de 100 kenvuers que partilham a mesma paixão por conhecimento, inovação e vontade de causar impacto. Pertencem à equipa do Sul da Europa da marca, com mais de 2.000 colaboradores, o que representa cerca de 10% da força de trabalho global de 22.000 pessoas.

Que papel está reservado ao país neste novo capítulo da marca após a separação da Johnson & Johnson?

Embora Kenvue possa ser um nome novo, as nossas marcas têm uma história com mais de uma centena de anos. Estamos orgulhosos da nossa história de mais de 135 anos de impacto na vida das pessoas de forma significativa através das nossas marcas icónicas como Johnson’s, Kompensan, Cegripe, Listerine, OGX, Nicorette, Neutrogena e muitas outras, que se tornaram parte essencial da rotina diária das pessoas.  Esta perspetiva de colocar as necessidades dos nossos consumidores no centro da nossa investigação e desenvolvimento foi a nossa motivação para desenvolver várias soluções nas nossas marcas de renome no Sul da Europa, como Nicorette, essencial para deixar de fumar, bem como em Portugal, através de marcas bem estabelecidas e de confiança, incluindo Cegripe, Imodium, Listerine, Carefree, Kompensan e Johnson’s. Estamos, deste modo, intrinsecamente integrados na estrutura das rotinas diárias com as melhores soluções.

A casa-mãe está satisfeita com a performance da subsidiária portuguesa?

Na Kenvue, encaramos o futuro no Sul da Europa com grande entusiasmo, uma vez que se trata de uma região estratégica para a empresa. Aqui, temos uma equipa forte que partilha uma paixão comum por conhecimento, inovação e impacto. Operamos cinco fábricas no Sul da Europa, o que nos permite proporcionar as nossas marcas icónicas, não só nos 18 países da nossa região, mas também noutras partes da Europa. No Sul da Europa, somos a primeira escolha em muitas categorias de produtos e continuamos a aumentar a nossa quota de mercado em vários mercados, incluindo Portugal, onde o nosso desempenho está em linha com o da região do Sul da Europa.

Que plano de investimentos têm para Portugal?

Estamos a adotar uma abordagem estratégica tanto para as nossas marcas como para a nossa equipa, com o objetivo de crescer no país. Acreditamos nas nossas marcas e é por isso que investimos continuamente de forma saudável e corajosa no seu sucesso e crescimento, com autofinanciamento e uma abordagem estratégica para maximizar o impacto dos nossos recursos. Olhando para 2024, o nosso principal objetivo é chegar a mais consumidores, libertar recursos para investir nas nossas marcas e promover uma cultura de desempenho e impacto. A resposta positiva do mercado português sublinha a eficácia das nossas estratégias e a ressonância da nossa marca neste cenário em evolução. Continuamos empenhados em dar continuidade a este sucesso e em solidificar ainda mais a nossa presença em Portugal e além-fronteiras.

Qual o crescimento previsto para a região em que Portugal se insere? O país acompanha esse ritmo?

Em Portugal, lideramos categorias como alergias tópicas, hidratantes corporais totais (incluindo hidratantes para o corpo, mãos, pés e lábios), produtos para o sol, soluções orais de terapia de substituição da nicotina, diarreia, azia, elixires bucais e higiene infantil.

Estamos totalmente empenhados em oferecer as soluções de autocuidado mais inovadoras e cientificamente comprovadas aos nossos consumidores portugueses e continuaremos a colocar em prática a nossa mentalidade de excelência na execução para conquistar mais consumidores e proporcionar-lhes o poder dos cuidados diários.

Como vai ser escrito o próximo capítulo da saúde do consumidor?

Incorporamos qualidade e segurança em cada etapa dos nossos processos para fornecer consistentemente aos nossos consumidores produtos de alta qualidade, seguros e eficientes, muitos dos quais são recomendados por profissionais de saúde. Trazemos connosco uma vasta carteira de marcas icónicas com as quais as pessoas cresceram, tais como Johnson’s, Kompensan, Cegripe, Listerine, OGX, Nicorette e Neutrogena. Várias delas são marcas que estão em primeiro lugar nas suas categorias em mercados de todo o mundo. Estas marcas fazem parte das nossas rotinas diárias há anos e, enquanto Kenvue, temos um foco ainda mais determinado na inovação para continuar a fornecer aos consumidores novas e melhoradas formas de cuidar da sua saúde.

Colaborando estreitamente com várias organizações ligadas à saúde e aos consumidores, continuaremos a investir na compreensão das tendências, exigências, regulamentos e desafios sociais, para que possamos continuar a responder da melhor forma às necessidades dos consumidores. Com estes objetivos, estou confiante de que, dentro de cinco anos, teremos feito progressos significativos em conjunto e continuaremos bem posicionados como líderes na área da saúde do consumidor.

Como está o sector cuidados pessoais e saúde do consumidor a desafios societais com a automação e a chamada inteligência artificial?

A saúde humana está inseparavelmente ligada à saúde ambiental e, enquanto maior empresa de saúde e cuidados pessoais do mundo em termos de receitas, o nosso compromisso com os cuidados diários estende-se ao planeta a que chamamos casa. Neste sentido, a Kenvue empenha-se na sua missão Healthy Lives, que visa criar pessoas saudáveis, enriquecer um planeta saudável e reforçar práticas saudáveis.

Dentro dos três pilares da missão Healthy Lives, estamos focados em nove temas prioritários e definimos metas e compromissos para nos responsabilizarmos e ajudarmos a impulsionar o impacto positivo que pretendemos criar enquanto maior empresa de saúde e cuidados pessoais do mundo. A Kenvue planeia partilhar o progresso em relação aos seus objetivos e compromissos no seu primeiro Relatório da missão Healthy Lives em junho de 2024.

Os plásticos são um dos temas prioritários em que estamos focados. Seguimos uma abordagem de design circular, analisando o impacto que os nossos produtos e embalagens têm em todos os aspetos da nossa cadeia de valor global, ao longo do seu ciclo de vida, e considerando tudo, desde a origem dos nossos materiais até ao fim da sua vida útil. Inovamos com a sustentabilidade em mente e, através da otimização, reutilização e padronização de materiais, conseguimos reduzir o uso de embalagens de plástico virgem em todo o nosso portefólio. Alinhada com os princípios da economia circular, a Listerine, por exemplo, lançou as suas novas garrafas PET recicláveis feitas de 50% de plástico reciclado (PCR), com uma tampa transparente e adesivos laváveis nos rótulos.

No geral, como se posiciona a  Kenvue nos critérios ESG e como avalia o seu desempenho?

A saúde humana está inseparavelmente ligada à saúde ambiental e, enquanto maior empresa de saúde e cuidados pessoais do mundo em termos de receitas, o nosso compromisso com os cuidados diários estende-se ao planeta a que chamamos casa. Estamos a promover a sustentabilidade em todas as nossas operações – desde o design de produtos e embalagens até ao fornecimento de materiais, fabrico e transporte. A este respeito, na Kenvue temos aquilo a que chamamos a nossa missão Healthy Lives, que se esforça por criar pessoas saudáveis, enriquecer um planeta saudável e manter práticas saudáveis. Isto significa trabalhar na promoção do bem-estar das comunidades em que operamos, fazendo escolhas responsáveis e renováveis para ajudar a salvaguardar a saúde da Terra e promovendo uma cultura de integridade, ética e transparência.

Na Kenvue, seguimos uma abordagem de design circular, analisando o impacto que os nossos produtos e embalagens têm em todos os aspetos da nossa cadeia de valor global, ao longo do seu ciclo de vida, e considerando tudo, desde a origem dos nossos materiais até ao fim da sua vida útil. Inovamos tendo em mente a sustentabilidade das embalagens e, através do design ecológico, da leveza, da reutilização e da padronização de materiais, conseguimos reduzir com sucesso o uso de plástico virgem e melhorar a disponibilidade para a reciclagem. Embalagens inovadoras que consomem menos, recarregam mais ou reciclam facilmente, em linha com os princípios da economia circular, tem integrado amplamente a nossa abordagem. A Listerine, por exemplo, lançou novas embalagens 100% recicláveis feitas de 50% de plástico reciclado (PCR), com uma nova tampa transparente para uma deteção mais fácil nos centros de reciclagem e novos rótulos autocolantes laváveis que não deixam resíduos, para uma melhor reciclagem.

 

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