[weglot_switcher]

Dívida pública aumentou 2,4 mil milhões de euros em março

Subida refletiu acréscimo dos títulos de dívida como bilhetes e Obrigações do Tesouro e também o incremento dos empréstimos, sobretudo de curto prazo. Dívida pública volta a superar os 100% do PIB no primeiro trimestre.
2 Maio 2024, 11h08

A dívida pública portuguesa registou um aumento de 2,4 mil milhões de euros para 270,9 mil milhões de euros, de acordo com dados revelados esta quinta-feira por parte do Banco de Portugal. Dívida pública volta a superar os 100% do PIB no primeiro trimestre

“Esta subida refletiu o acréscimo de 1,7 mil milhões de euros dos títulos de dívida (bilhetes e obrigações do Tesouro) e o aumento de 0,8 mil milhões de euros dos empréstimos, sobretudo de curto prazo”, indica o regulador.

Segundo o Banco de Potugal “os depósitos das administrações públicas totalizaram 13,8 mil milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 0,8 mil milhões de euros relativamente a fevereiro. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 3,2 mil milhões de euros, para 257,1 mil milhões de euros”.

Em fevereiro a dívida pública, na ótica de Maastricht, tinha diminuido 2,2 mil milhões de euros, para 268,5 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal acrescenta que “no primeiro trimestre do ano, a dívida pública totalizava 100,5% do produto interno bruto (PIB), o que representa um aumento de 1,4 pontos percentuais relativamente ao final do ano anterior.”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.