[weglot_switcher]

Donald Trump muda o discurso e agora já diz que é “a favor das máscaras”

Apesar de já promover o uso de máscaras em público, o presidente norte-americano não vai impor o seu uso obrigatório.
  • Donald Trump
2 Julho 2020, 11h48

Depois de muita relutância, o presidente norte-americano admitiu ser a favor do uso de máscaras em público devido à pandemia da Covid-19. Numa entrevista à “Fox News Business”, esta quarta-feira, Donald Trump afirmou que está “a favor de [se usar] máscaras”.

Questionado sobre se usaria uma em público, Trump disse que se estivesse “numa situação muito próxima com outras pessoas” iria “absolutamente” usar uma máscara, acrescentando que já usou esta proteção antes. Reforçou esse ponto: “não tem problemas” em usar uma máscara em público e até gosta de como lhe assenta.

Apesar de já subscrever ao apoio do uso de máscaras, Trump mantém a posição de que não irá impor o uso obrigatório no país:

“Não sei se precisamos de as tornar obrigatório porque existem várias cidades no país onde as pessoas estão a respeitar o distanciamento social. Se as pessoas se sentem bem, então deviam usá-las”, afirmou.

A mudança de opinião chega um dia depois de Antoni Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.e conselheiro da admnistração de Donald Trump, ter alertado que o número de casos diários poderia subir de 40 mil para 100 mil caso não sejam tomadas as devidas medidas.

“Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100 mil casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

Esta quarta-feira, as autoridades de saúde registaram 48.830 mil diagnósticos positivos e pelos menos 706 mortos nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Apesar desta universidade ter estado a fazer a contagem dos casos nos EUA e a nível global, os números variam: a AFP indica que houve um aumento de 52.000 casos na quarta-feira e o jornal Washington Post dá números semelhantes. O New York Times dá conta de 49.932 novos casos. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano ainda não informou sobre o número real. De qualquer forma, este é um dos maiores aumentos diários registados até à data.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.