Donald Trump muda o discurso e agora já diz que é “a favor das máscaras”

Apesar de já promover o uso de máscaras em público, o presidente norte-americano não vai impor o seu uso obrigatório.

Donald Trump

Depois de muita relutância, o presidente norte-americano admitiu ser a favor do uso de máscaras em público devido à pandemia da Covid-19. Numa entrevista à “Fox News Business”, esta quarta-feira, Donald Trump afirmou que está “a favor de [se usar] máscaras”.

Questionado sobre se usaria uma em público, Trump disse que se estivesse “numa situação muito próxima com outras pessoas” iria “absolutamente” usar uma máscara, acrescentando que já usou esta proteção antes. Reforçou esse ponto: “não tem problemas” em usar uma máscara em público e até gosta de como lhe assenta.

Apesar de já subscrever ao apoio do uso de máscaras, Trump mantém a posição de que não irá impor o uso obrigatório no país:

“Não sei se precisamos de as tornar obrigatório porque existem várias cidades no país onde as pessoas estão a respeitar o distanciamento social. Se as pessoas se sentem bem, então deviam usá-las”, afirmou.

A mudança de opinião chega um dia depois de Antoni Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.e conselheiro da admnistração de Donald Trump, ter alertado que o número de casos diários poderia subir de 40 mil para 100 mil caso não sejam tomadas as devidas medidas.

“Eu não ficaria surpreso se atingíssemos os 100 mil casos por dia se não revertermos a tendência. Estou muito preocupado porque a situação pode piorar”, avisou Fauci, durante uma audiência no Senado norte-americano.

Esta quarta-feira, as autoridades de saúde registaram 48.830 mil diagnósticos positivos e pelos menos 706 mortos nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Apesar desta universidade ter estado a fazer a contagem dos casos nos EUA e a nível global, os números variam: a AFP indica que houve um aumento de 52.000 casos na quarta-feira e o jornal Washington Post dá números semelhantes. O New York Times dá conta de 49.932 novos casos. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano ainda não informou sobre o número real. De qualquer forma, este é um dos maiores aumentos diários registados até à data.

 

Ler mais
Recomendadas

Uso de máscaras na rua? Medida deve ser “pensar seriamente” ponderada, considera Bastonário dos Médicos

Depois da implementação do uso obrigatório de máscara nas ruas da Madeira, Miguel Guimarães vem agora defender que essa possibilidade deve ser ponderada em Portugal, argumentando que atualmente é a melhor altura.

Covid-19. Quase 722 mil mortos em todo o mundo

O número é do balanço realizado pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), que indica também que mais de 19.419.370 casos de infeção foram diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, dos quais 11.514.500 foram considerados curados.

Direção-Geral de Saúde confirma mais 186 casos e quatro mortes por Covid-19

Quanto ao número de recuperados, a DGS dá conta de mais 277 em relação à véspera. O número de doentes livres de Covid-19 sobe para 38.364.
Comentários