César Araújo, CEO da Calvelex, considera que é necessário apostar no sector privado e fazer com que as empresas consigam competir a nível global. Isto passa por uma refinação do conceito de pequenas e médias empresas (PME), de forma a que Portugal ganhe dimensão lá fora.
“Devemos estar focados no desenvolvimento económico do sector privado”, afirmou César Araújo no Fórum Portugal 2030, promovido esta terça-feira pelo Jornal Económico e pelo Novobanco no Museu Oriente, em Lisboa, considerando que o “sector público é pouco dinâmico e pouco proativo”.
Nesse sentido, defendeu, “há que apostar no sector privado, nas empresas e fazer com que elas consigam competir a nível global”. Hoje, “somos um país moderno, inovador, temos das indústrias mais sofisticadas a nível global. Agora precisamos de dar o salto”, salientou César Araújo.
Para isso, é preciso “apostar em empresas locomotivas”, frisou, notando que os fundos de coesão são focados nas micro e PME. “Temos uma economia muito fragmentada e fragilizada”, disse o CEO da Calvelex, acrescentando que “se Portugal tem de competir a nível global com países com economias maiores – muitas dessas subsidiadas pelos governos -, tem de pensar diferente”.
Nesse sentido, considera que é preciso que haja uma redefinição do que é uma PME. “Todas as empresas que têm mais de 250 trabalhadores são consideradas grandes. Grandes empresas em Portugal são micro em termos europeus”, disse.
Sobre a escassez de mão de obra, César Araújo afirmou que esta “é uma situação que se coloca há 20 anos, mas nenhum governo português teve a coragem de inverter isto”, com as empresas do sector têxtil a encontrarem outras soluções, nomeadamente a robotização dos processos.
Para o responsável, “estamos a criar o maior lar de terceira idade da Europa” e “quanto mais cedo tivermos uma política de natalidade, mais cedo atingimos o objetivo”. Além disso, “não estou a ver coragem para termos uma política de imigração”, rematou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com