[weglot_switcher]

Educadores de infância estão a ser alvo de testes, garante DGS

Graça Freitas realçou ainda que, tal como os rastreios nos lares e entre a população reclusa, “o rastreamento à comunidade educativa também é prioritária”.
  • Miguel A. Lopes/Pool/Lusa
12 Maio 2020, 13h54

Graça Freitas, responsável da Direção-Geral de Saúde, garantiu esta terça-feira em conferência de imprensa que, em virtude da reabertura das creches, estão a ser efetuados rastreios aos educadores de infância.

“Tendo em conta a reabertura das creches, posso afirmar que a comunidade educativa, sobretudo aquela que está associada às creches, está a ser alvo de testes e é vista como prioritária do desenvolvimento desses testes”, explicou a responsável máxima da DGS.

Graça Freitas realçou ainda que, tal como os rastreios nos lares e entre a população reclusa, “o rastreamento à comunidade educativa também é prioritária”.

Cerca de 11.500 funcionários de creches de Lisboa e Vale do Tejo começaram na sexta-feira a ser chamados para realizar testes à covid-19, tendo em vista a reabertura destas instituições, anunciou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

Em entrevista à agência Lusa, Duarte Cordeiro, membro do Governo que faz a ligação entre autarquias, entidades de saúde, da segurança social e proteção civil na área de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), indicou que são 11.500 os funcionários de creches que têm de ser testados num “prazo muito curto de execução”, até 18 de maio, dia previsto para a reabertura de creches.

“Começámos esta segunda-feira numa creche da Santa Casa de Lisboa, na Alta do Lumiar [Lisboa], mas em dimensão e escala vamos começar penso que hoje (…). Vamos notificar as instituições e os profissionais para se dirigirem a laboratórios e a unidades do Serviço Nacional de Saúde para serem testados”, afirmou.

Este trabalho de testagem decorre em paralelo com os testes que estão já a ser realizados a funcionários dos lares de idosos da região.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.