[weglot_switcher]

Empresa portuguesa faturou dois milhões de euros em máquinas de purificação do ar

A OCRAM registou um aumento de 30% na sua faturação entre março e setembro e máquinas portáteis para desinfetar e purificar o ar. Equipamentos operam em vários setores de ativividade como unidades hospitalares, clinicas dentárias ou escritórios.
19 Outubro 2020, 07h40

A empresa portuguesa OCRAM continua a mostrar-se empenhada no combate à pandemia do coronavírus e a sua última solução passa por dispositivos portáteis de descontaminação e purificação do ar. Entre março e setembro, a marca detida pelo grupo Vieira & Lopes fabricou e distribuiu cem destes aparelhos que se traduziu a um aumento de 30% na sua faturação, correspondentes a dois milhões de euros, mais de 10% com origem na gama de purificação do ar.

Os equipamentos da tecnologia NPS CC Optimal estão a operar em diferentes setores de atividade, como o Centro Hospital de Setúbal, que possui 15 máquinas distribuidas pelos diferentes serviços; o Centro Hospitalar do Baixo Vouga onde operam 30 aparelhos localizados estrategicamente em contexto de atendimento e tratamento; 17 lojas Nespresso espalhadas pelo território nacional ou as instalações da Valérius têxteis com 10 dispositivos.

O mesmo acontece nos escritórios da Bosch ou no hospital de Guimarães que recebe pacientes em ambientes de ar purificado pelo NPS CC Optimal. Há ainda clínicas dentárias e pediátricas, cabeleireiros. A capacidade de filtragem desinfeção e purificação do ar reduz de forma significativa as possibilidades de contaminação pelo ar, já que cada dispositivo tem capacidade para purificar o ar de uma área até 50m2.

A eliminação de vírus e bactérias ocorre por meio de lâmpadas germicidas de quartzo de baixa pressão que não geram ozono e possibilitam a permanência e circulação simultânea de pessoas no espaço em que a máquina opera. Este sistema é ainda reforçado com dupla filtragem, com 99,99% de eficiência, que deixa pouca margem para a passagem de partículas.

Marco Lopes, CEO da Vieira & Lopes, detentora da Ocram, explica que “a tecnologia e o produto que havíamos desenvolvido encontrou a sua janela de oportunidade com a pandemia, que veio alertar para a importância da pureza do ar que respiramos nos espaços fechados”, sendo que a estratégia passa agora por aumentar a produção destes equipamentos.

De recordar que já no início de abril a OCRAM tinha desenvolvido  um equipamento que possibilita a transformação de quartos convencionais em quartos de pressão negativa para tratar doentes infetocontagiosos, de forma apurificar o ar eliminando assim os vírus e bactérias e prevenindo a contaminação e incluindo equipamentos clínicos, compactos e portáteis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.