As autoridades de saúde em Espanha vão decretar a obrigatoriedade de um teste negativo à Covid-19 para todos aqueles que viajam para o país a partir de Portugal e outros países considerados de risco. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro da Saúde, Salvador Illa, que informou que a medida já estava a ser estudada desde o verão.
De acordo com a notícia avançada pelo “El País”, esta quarta-feira, Portugal faz parte da lista de países de risco da União Europeia e da zona Schengen elaborado pelo Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC). O critério para que os países fiquem pintados de vermelho (risco elevado) é se a taxa de incidência (Rt) for superior a 150 por cada 100 mil habitantes.
Portugal registou esta quarta-feira mais 82 mortes (o número de óbitos mais elevado de sempre) e 4.935 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia já foram contabilizados 3.103 óbitos e 192.172 casos de infeção por Covid-19.
De acordo com o último relatório deste órgão, todos esses países estão sob risco máximo, com exceção da Noruega, Finlândia e Grécia, que são, para já, os únicos países dispensados de apresentar um teste negativo antes de viajar para Espanha. Os passageiros dos restantes países terão de apresentar um teste à Covid-19, com resultado negativo, realizado 72 horas antes do embarque. A medida entra em vigor a partir de 23 de novembro.
Para países fora desses grupos, a o requisito mínimo de entrada será uma taxa de incidência inferior a 25 por cada 100 mil habitantes num prazo de 14 dias.
De acordo com o jornal espanhol, o comprovativo apresentado deve ser o original, redigido em espanhol ou inglês e pode ser apresentado em papel ou em formato eletrónico.
A comunidade autónoma das Canárias, uma das regiões menos afetadas pelo vírus, já tinha lançado uma medida semelhante em que obriga os turistas que viajem para ilha a fazer um teste de PCR antes de chegar. A medida foi aprovada em 29 de outubro e entrará em vigor no dia 14 de novembro. Estabelece que sem um teste negativo feito com no máximo 72 horas de antecedência, o turista não será admitido num hotel, apartamento ou alojamento local. A medida abrange tanto os turistas como os residentes espanhóis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com