“Este dia é importantíssimo”. Bastonária dos Enfermeiros elogia início da vacinação pelos profissionais de saúde

Em declarações à RTP, após ter-se juntado à ministra da Saúde, Marta Temido, em Coimbra no primeiro dia de vacinação em Portugal, esta responsável considerou ser “importantíssimo este dia de arranque da vacinação e que o mesmo comece pelos profissionais de saúde”.

Foto: Cristina Bernardo

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, reconheceu a importância de se iniciar o plano de vacinação contra a Covid-19 pelos profissionais de saúde. Em declarações à RTP, após ter-se juntado à ministra da Saúde, Marta Temido, em Coimbra no primeiro dia de vacinação em Portugal, esta responsável considerou ser “importantíssimo este dia de arranque da vacinação e que o mesmo comece pelos profissionais de saúde”.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros recordou, em declarações à RTP, que “felizmente ainda não morreu nenhum enfermeiro por Covid-19” mas que “no mundo inteiro morreram milhares de enfermeiros com esta doença”.

Apesar do dia ser de regozijo pelo início do plano de vacinação, Ana Rita Cavaco realçou que “Portugal é do países do mundo que tem menos enfermeiros por mil habitantes e portanto, se muitos estiverem isolados, de quarentena ou infetados, vão-nos faltar enfermeiros para tratar das pessoas”.

 

 

 

Ler mais
Relacionadas

Covid-19: Aplausos e apelos marcam primeira manhã de vacinação no São João

Jorge Cancela, médico de hematologia clínica, entrou na zona K3 das consultas externas, que hoje está reservada à vacinação, a meio da manhã. Sorriso de orelha a orelha. Alguns minutos depois, e já vacinado, dirigiu-se a um grupo de colegas que aguardavam pela sua vez.

Bastonário dos médicos: “Não tive a mínima hesitação em me apresentar para ser vacinado”

Miguel Guimarães, enquanto profissional de saúde, foi um dos convocados para a primeira fase do processo de vacinação contra a Covid-19. “O efeito da vacina vai-se sentir mais tarde, quando cerca de 70% da população estiver vacinada”, advertiu o médico.

Portugal regista mais 1.577 casos de infeção e 63 mortes no dia em que chegaram as vacinas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde informa que o total de casos confirmados de infeção por coronavírus, desde o início da pandemia, subiu para 394.573.
Recomendadas

Rede Nacional de Expressos reforça ligações em todo o território nacional

Os responsáveis da empresa criticam o facto de Portugal ser atualmente “o único país da União Europeia com este constrangimento de dois terços da lotação do transporte rodoviário, divergindo dos procedimentos europeus e criando dificuldades logísticas e financeiras ao nível do transporte nacional e internacional”.

Regulador europeu reconhece ligação entre vacina da Johnson & Johnson e formação de coágulos sanguíneos

A Agência Europeia do Medicamento concluiu que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a administração da vacina da Janssen. Ainda assim, o regulador frisa que os benefícios são superiores aos riscos e que os casos reportados são “muito raros”.

França é o primeiro país da UE a avançar com testes ao certificado digital de vacinação

Caso os ensaios corram bem, o sistema poderá ser adotado para permitir a entrada em eventos ao ar livre, nomeadamente, concertos, festivais e até feiras. Bruxelas espera ter o documento disponível para toda a Europa partir de 21 de junho.
Comentários