EUA suspendem todos os movimentos do exército no exterior

Numa medida nunca antes vista, o Pentágono lançou a ordem de parar com todas as movimentações fora do território nacional.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, emitiu uma ordem de suspensão para interromper todas as viagens e movimentos no exterior do exército norte-americano por até 60 dias, num esforço para limitar a propagação do coronavírus nas fileiras dos militares, disse Esper à agência Reuters há momentos.

Esper disse que a ordem se aplicava a todas as forças dos Estados Unidos, mas indicou que haveria algumas exceções. Uma delas será a manutenção do exército no Afeganistão, que Esper disse que continuaria. Neste momento o exército dos Estados Unidos no Afeganistão está em vias de deixar o território, depois de a Casa Branca ter conseguido assinar um acordo nesse sentido com os Taliban, os rebeldes islamitas que controlan cerca de 70% do Afeganistão.

Aparentemente – ou pelo menos a Reuters não o indica – o caso da Síria foi omisso nas palavras de Mark Esper.

Não há memória de os Estados Unidos avançarem para uma medida deste género – que para todos os efeitos terá um impacto importante tanto a nível geo-estratégico, como de presença dos Estados Unidos no mundo.

É possível que a ordem seja uma espécie de compensação pelo previsto plano de contenção da pandemia – que atingirá os dois triliões de dólares – e que por certo obrigará à contenção de despesas noutras áreas. Fica também a dúvida sobre se esta decisão estará ou não por trás da demora que o Senado está a revelar na votação do plano, que deveria ter acontecido ao início da tarde de hoje.

Recomendadas

PS e PSD chumbam divulgação de dados sobre a Covid-19 para estudo da comunidade científica

No projeto de resolução, chumbado na Assembleia da República, o Iniciativa Liberal recomendava ao Governo a que recolhesse e disponibilizasse à comunidade científica portuguesa os dados epidemiológicos da Covid-19 para que os cientistas portugueses possam estudar a doença.

Covid-19: Parlamento trava cortes de água, luz, gás e telecomunicações

O Parlamento aprovou hoje em votação final global propostas do BE e PCP que suspendem os cortes do fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações a famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de covid-19.

Parlamento chumba regime de preços máximos para gasolina e gasóleo durante a crise da Covid-19

Os comunistas alertavam, no projeto de lei, que os preços da gasolina e do gasóleo não estarem a acompanhar a queda do preço do Crude Oil Brent, que serve de referência para Portugal e pediam ao Governo que tome medidas para acabar com a “lógica absurda” das grandes empresas do setor.
Comentários