A Direção-Geral da Saúde garantiu esta sexta-feira que existem projetos de intensificação de vigilância nos lares de idosos relativamente à disseminação da pandemia da Covid-19 nestas estruturas.
“Questão dos lares tem sido uma preocupação da sociedade e dos serviços de saúde para uma constante necessidade de vigilância, agradecemos todos os contributos para vigilância dos lares tal como o questionário da Ordem dos Médicos. as entidades de apoio aos lares são as entidades de carácter local e regional, não significa que não possamos melhorar e que estamos inteiramente satisfeitos”, concluiu Rui Portugal subdiretor da DGS em conferência de imprensa.
A complementar esta informação, Maria da Purificação Gandra, coordenadora da Comissão da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), atualizou os números da Covid-19 nos lares de idosos, comparativamente com a situação em abril.
“Posso informar que, neste momento, 76 estruturas de idosos encontram-se com infetados em Portugal, quando em abril tínhamos 365 lares com infetados. Atualmente, temos 500 idosos infetados com Covid-19 nestas estruturas quando em abril os idosos infetados em lares eram 2.500”, realçou a coordenadora.
“Estas estruturas não estão preparadas e têm as suas dificuldades mas tem sido feito um trabalho muito positivo de abril para cá”, concluiu.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com