[weglot_switcher]

Fernando Trinca: “Portugal precisa desesperadamente de investimento”

O advogado Fernando Trinca esteve na Web Summit 2016 e, em entrevista ao Jornal Económico, mostrou confiar que Portugal beneficie da realização deste evento em Portugal.
10 Novembro 2016, 16h47

O Jornal Económico foi ouvir a opinião do advogado Fernando Trinca da CMS sobre o maior evento tecnológico mundial.

Acredita que o Web Summit vai ser relevante na visibilidade de Portugal?

Claramente sim, estamos a falar de um evento à escala mundial e, a experiência na Irlanda nos últimos três anos demonstra isso.
Apesar de não se saber exatamente o investimento que foi feito a seguir a cada uma dessas conferências na Irlanda, os factos demonstram que houve muito investimento.
Empresas que foram ao evento e que criaram lá empresas e muitos postos de trabalho.

Antes do Web Summit a visibilidade do país não era “suficientemente” relevante?

Era o que era, mas este evento vai aumentar brutalmente essa visibilidade, especialmente neste setor de tecnologia e startups.

Portugal tem capacidade para, a longo prazo, aguentar o investimento que pode vir a ser feito?

Portugal precisa desesperadamente desse investimento. Tem de saber aproveitá-lo e crescer com ele. A economia portuguesa é pequena portanto precisamos muito.

O que achou mais relevante neste evento? Viu alguma ideia que o surpreendesse?

Algumas apresentações mas sobretudo a capacidade de fazer networking. Surpreendeu-me as pessoas mais velhas neste espaço, ainda se associa a tecnologia a um público mais jovem mas isso não se comprovou. Há um público mais velho interessado nestas inovações também.

O que espera deste Orçamento já que estamos num momento de discussão e aprovação do mesmo?

Se for aprovado é bom, quer dizer que estamos estáveis politicamente, o que é essencial para a economia crescer. A carga fiscal vai ser aliviada e na minha opinião, a economia precisa desse alívio.. O que acontece é que as empresas ainda estão muito retraídas, e portanto é uma grande incógnita o que vai acontecer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.