A Fundação Santander Portugal anuncia o lançamento da 2ª edição do Prémio “Quem Brinca É Quem É”, iniciativa que reconhece e premeia projetos educativos que integrem o brincar como ferramenta essencial de aprendizagem.
“Após o sucesso da primeira edição, a Fundação volta a desafiar professores, escolas e instituições a inovar nas formas de aprendizagem”.
À primeira edição candidataram-se 425 projetos de todos os concelhos do país, tendo sido e premiou 10 escolas públicas e um município
O prémio destina-se a escolas públicas e privadas do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, bem como associações, câmaras municipais e outras entidades que trabalhem com crianças dos 3 aos 12 anos. Podem candidatar-se projetos em qualquer fase de desenvolvimento – desde ideias a implementar até projetos já em curso ou concluídos que possam ser replicados noutros contextos.
As candidaturas decorrem entre 17 de fevereiro e 28 de março e devem ser submetidas através do formulário disponível no site do prémio. Os projetos serão avaliados por uma entidade externa especializada em educação, seguindo-se uma segunda fase de análise por um júri composto por especialistas da Fundação Santander, da LEGO Foundation e de outras entidades do setor educativo.
Os finalistas serão anunciados a 15 de maio e a entrega dos prémios terá lugar a 28 de maio de 2025.
Este ano, serão premiados cinco projetos que se destaquem pelo grau de inovação, impacto na aprendizagem, envolvimento dos alunos e da comunidade, e potencial para ser replicado.
Cada vencedor receberá uma visita de dois dias à LEGO House, na Dinamarca, para um representante da escola; um prémio pecuniário de 2.000 euros para apoiar o projeto; e um kit LEGO para dinamizar atividades educativas. Além disso, todos os participantes serão convidados a integrar a Rede de Escolas Quem Brinca É Quem É, uma comunidade de partilha de boas práticas em aprendizagem lúdica.
“Sabemos que a escola precisa de evoluir para preparar as crianças para o mundo em transformação. Com este prémio, queremos dar palco a projetos que mostrem como o brincar pode ser uma estratégia séria para melhorar a aprendizagem”, afirma Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com