[weglot_switcher]

Gouveia e Melo: “A guerra não acabou, mas a primeira batalha está ganha”

O coordenador da ‘task force’ prevê que se atinja os 85% da vacinação já no final de setembro. Para que tal seja possível, faltam vacinar ainda, em território nacional cerca de 400 mil pessoas. Gouveia e Melo antecipa uma “imunidade de grupo” depois dos 86% completamente vacinados.
  • Mário Cruz/Lusa
16 Setembro 2021, 17h06

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo fechou as intervenções da reunião do Infarmed que decorreu, esta quinta-feira, em Lisboa.

“Atingimos os 86% de primeiras doses e 81,5% de vacinação completa”, começou por dizer, acrescentando: “A guerra não terminou, mas pelo menos a primeira batalha está ganha”.

Segundo o responsável, que coordenou a task force para o plano de vacinação contra a Covid-19, já foram administradas no continente cerca de 15 milhões de vacinas e Portugal tem à volta de 1,1 milhão de vacinas em reserva. “Temos vacinas, sem preocupação, eventualmente para uma terceira dose, acima dos 65 anos”, frisou.

Durante os meses de junho, julho e agosto assistiu-se a um “grande reforço” na chegada de vacinas, altura em que, para Henrique Gouveia e Melo, “infelizmente, grande parte da população já se encontrava de férias”. Ainda assim, prevê que se atinja os 85% da vacinação já no final de setembro.

“Já estamos nos 86% [com uma dose] e pensamos que vamos atingir os 85% de vacinação completa no fim de setembro, quanto muito, primeira semana de outubro”, adiantou. Para que tal seja possível, faltam vacinar ainda, em território nacional cerca de 400 mil pessoas, diz o vice-almirante, detalhando: “Destas, 150 mil são recuperadas ainda não elegíveis para a vacinação“, explica.

Para Gouveia e Melo, “vai haver proteção de grupo e eventualmente imunidade de grupo quando atingirmos os 85% ou 86% de vacinação completa”.

Dos 614 mil cidadãos estrangeiros situados em território nacional, já foram vacinados 437 mil, informa.

Entre os 12 aos 17, faixa etária que começou por ser vacinada a meados de agosto, já receberam a primeira dose 85,6%, sendo que aguardam pela vacinação completa cerca de 56%.

Em termos regionais, a região do Algarve, Madeira e Açores são aquelas que se situam ligeiramente atrás na percentagem de população com a vacinação completa: 76%, 78% e 77%, respectivamente, enquanto que o resto das regiões regista mais de 80% das respetivas populações com as duas doses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.