[weglot_switcher]

Covid-19: Governo espanhol pode decidir terça-feira medidas a tomar em Madrid

Conta o “El Economista” este domingo que, se o executivo liderado por Pedro Sánchez se basear desta legislação, o Governo poderá decidir já no próximo Conselho de Ministros, que vai ter lugar na terça-feira, dia 29, o confinamento da cida
27 Setembro 2020, 15h24

O Governo espanhol já está a equacionar uma intervenção na Comunidade de Madrid para tomar as medidas necessárias que possam travar os contágios por Covid-19 sem ter que aplicar o estado de emergência nem outras medidas consideradas drásticas como o artigo 155 da Constituição, mediante o decreto da designada “nova normalidade”.

Conta o “El Economista” este domingo que, se o executivo liderado por Pedro Sánchez se basear desta legislação, o Governo poderá decidir já no próximo Conselho de Ministros, que vai ter lugar na terça-feira, dia 29, o confinamento da cidade de Madrid e dos municípios da região que superem os 500 contágios por 100 mil habitantes de incidência acumulada em 14 dias.

Este decreto real, que confere ao Governo central, através do Ministério da Saúde, a possibilidade de agir sem ter que correr a medidas consideradas mais invasivas como o estado de emergência ou a aplicação do artigo 155 da Constituição.

Demite-se porta-voz do Grupo Covid-19 Madrid 

O ex-chefe do Serviço de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas do Hospital Universitário Gregorio Marañon, Emilio Bouza, deixou o seu cargo como porta-voz do Grupo Covid-19 dois dias depois da sua nomeação como porta-voz do Grupo Covid-19 para a Comunidade de Madrid, informaram fontes do Governo regional à Europa Press.

Emilio Bouza foi escolhido para atender aos pedidos de informação da sociedade sobre diretivas decididas por este equipa, que “busca dar seguimento e resposta à evolução da pandemia da comunidade”.

A demissão de Emilio Bouza acontece um dia depois do Governo central espanhol e do Governo autónomo terem mostrado as suas divergências relativamente às medidas acordadas no sentido de ampliar as restrições a oito zonas básicas da região. O ministro da Saúde, Salvador Illa, surgiu em conferência de imprensa para pedir medidas mais contundentes e este sábado pediu ao executivo autónomo para “rever as suas decisões e escutar a ciência” no momento de gerir a pandemia de coronavírus.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.