[weglot_switcher]

Governo lança estratégia das Smart Cities. Investimento é de 60 milhões

Instrumento vem impulsionar a implementação de “16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais que, através de soluções tecnológicas, permitem antecipar, gerir e planear as necessidades dos territórios.
18 Dezembro 2023, 11h16

O Governo vai apresentar esta segunda-feira a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligências, de forma a facilitar a vida das pessoas e empresas através dos dados, “numa gestão eficiente e sustentável do território tendo por base a inovação e a transparência”.

Segundo comunicado do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, trata-se de um investimento de 60 milhões no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A relevância da apresentação da primeira Estratégia Nacional de Territórios
Inteligentes reflete-se num conjunto de orientações para acelerar a transformação dos
municípios e posicionar Portugal como uma nação digital. Esta estratégia procura contribuir
para uma tomada de decisão pública mais fundamentada, baseada em evidências e
alavancar uma gestão ainda mais inteligente de recursos essenciais dos territórios”, refere Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, citado em comunicado.

“No seu desenho e construção colaborativa, participaram ativamente autarquias, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, comunidades intermunicipais, e várias entidades, incluindo empresas das áreas das tecnologias e das telecomunicações, instituições de ensino superior e organismos integrados no sistema nacional de ciência e tecnologia”, lê-se no comunicado.

Diz o comunicado que este instrumento vem impulsionar a implementação de “16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais que, através de soluções tecnológicas, permitem antecipar, gerir e planear as necessidades dos territórios, abrangendo áreas urbanas e rurais, num compromisso com a promoção da igualdade territorial”

O gabinete de Mário Campolargo lembra que esta estratégia assenta em vários domínios, nomeadamente governança, sociedade, mobilidade, qualidade de vida, ambiente e economia. As várias ações que vão contemplar esta estratégia vão concentrar-se na gestão inteligente de recursos essenciais como água ou energia.

De recordar que, em outubro deste ano, o Secretário de Estado revelou ao Jornal Económico que, até ao final do ano, Portugal teria “quatro novas estratégias nacionais ligadas à tecnologia”, nomeadamente dos Territórios Inteligentes (Smart Cities), Inteligência Artificial, Dados e Web 3.0

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.