[weglot_switcher]

Governo português assegura contacto com a Comissão sobre entregas da vacina da Pfizer

O Govrno português mostra-se atento ao processo de entrega das vacinas da Pfizer no continente europeu, depois do anúncio da farmacêutica de que iria disponibilizar menos vacinas à medida que aumenta a produção.
15 Janeiro 2021, 22h36

O Governo português diz manter o contacto com a Comissão Europeia depois da reunião da tarde desta sexta-feira, que envolveu igualmente os representantes de todos os Estados-membros, onde foi apresentado o plano de recuperação dos fornecimentos da vacina fornecida pela Pfizer em conjunto com BioNTech.

Em comunicado, o executivo nacional refere que foram confirmadas as quantidades das próximas entregas nesta reunião, depois da farmacêutica ter feito saber esta sexta-feira que as entregas na Europa sofrerão atrasos devido à necessidade de aumentar a produção do fármaco. A União Europeia assegurou já a compra de mais 300 milhões de doses do produto no início deste mês, que até geraram expectativa de uma possível antecipação nos processos de vacinação a nível nacional.

O Ministério da Saúde faz também saber que, apesar deste imprevisto, a campanha de inoculação prosseguirá e começarão já no próximo domingo a ser administradas as segundas doses “aos quase 30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários de hospitais e cuidados de saúde primários”.

Portugal registou esta sexta-feira novos máximos de óbitos em 24 horas, ao lamentar 159 mortes relacionadas com a Covid-19, no dia em que o país entrou num novo confinamento geral, face ao aumento galopante de casos. Os novos casos confirmados de infeção foram 10.663.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.