O Governo relançou a pós-graduação em “Mutilação Genital Feminina”, no âmbito do Dia Internacional da Tolerância zero à mutilação genital feminina, com o objetivo de salientar a importância da irradicação destas práticas.
Por considerar importante a implementação de medidas de prevenção e combate a estas práticas tradicionais nefastas, o Governo lançou, em janeiro, uma linha de financiamento para projetos de prevenção e combate a todas as práticas tradicionais nefastas, com um financiamento de 80 mil euros.
“Este apoio prioriza a concretização das recomendações do Livro Branco, incentivando iniciativas que reforcem a proteção de crianças e jovens, promovam a sensibilização e garantam uma resposta mais eficaz contra estas formas de violência”, refere o Ministério da Juventude e Modernização.
Já esta quinta-feira o Governo assinou o protocolo que garantirá o alargamento do Programa “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina” às Unidades Locais de Saúde da Região do Porto. A implementação deste programa esteve suspensa desde 2023.
Esta quinta-feira também decorre a conferência Internacional do “Projeto Abordagem Intercultural Preventiva de Práticas Tradicionais Nefastas”, onde vão ser apresentadas as medidas implementadas que refletem o fortalecimento da cooperação de Portugal, Grécia, Itália e Bélgica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com