[weglot_switcher]

Graça Freitas: “93% das mortes por Covid em Portugal ocorreram em hospitais”

“Posso confirmar que, até ao momento, e em relação aos óbitos, 93% das mortes por Covid-19 tiveram lugar em hospitais, 4% dos óbitos ocorreram em lares e 3% das mortes em domicílio”, explicou Graça Freitas.
  • Miguel A. Lopes/Pool/Lusa
29 Abril 2020, 13h43

Graça Freitas, responsável máxima da Direção-Geral de Saúde, esclareceu esta quarta-feira que as autoridades de saúde em Portugal contabilizam, até ao momento, que 93% dos óbitos em Portugal ocorreram em ambiente hospitalar.

“Posso confirmar que, até ao momento, e em relação aos óbitos, 93% das mortes por Covid-19 tiveram lugar em hospitais, 4% dos óbitos ocorreram em lares e 3% das mortes em domicílio”, explicou Graça Freitas.

Questionada sobre a contabilização dos mortos por Covid-19 em Portugal, a responsável da DGS realçou que “em Portugal, ninguém pode ser sepultado sem certificado de óbito que é um documento eletrónico e por isso, entra numa plataforma que permite saber ao minuto todas estas informações”.

“Independentemente do local do óbito”, esclareceu ainda esta responsável, “essa morte é registada”. “Em Portugal, as autoridades de saúde estão a contabilizar como morte por Covid-19 mesmo que haja outros motivos. Desde que o médico escreva Covid como causa terminal, essa morte é contemplada nas nossas informações”, explicou Graça Freitas.

Portugal conta com um total de 24.505 casos confirmados da Covid-19, mais 183 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quarta-feira, 29 de abril. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 973, o que corresponde a mais 25 mortes nas últimas 24 horas.

O boletim epidemiológico divulgado esta manhã indica que, até à data, foram registados 243.655 casos suspeitos e 3.825 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais de Covid-19. Atualmente existem 215.325 casos não confirmados após as análises, e 29.568 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.