[weglot_switcher]

Graça Freitas: “Estamos a avaliar a altura ideal para começar a descomprimir as medidas de contenção”

A Diretora Geral de Saúde admitiu na habitual conferência de imprensa que a cerca sanitária na cidade de Ovar poderá vir a ser levantada no próximo fim de semana.
  • Lusa
16 Abril 2020, 13h43

Portugal está a “avaliar qual será a altura ideal para começarmos a descomprimir em relação as medidas de contenção”. A informação foi dada por Graça Freitas esta quinta-feira, 16 de abril na habitual conferência de imprensa realizada pela Direção Geral de Saúde sobre a atual situação da pandemia Covid-19 no país.

A Diretora Geral de Saúde referiu que “não há um valor milagroso” que indique o momento certo para descomprimir as medidas de contenção, isto depois da Noruega ter definido a taxa de 0,7% para iniciar a descompressão das suas medidas de contenção, ou seja uma pessoa infetar em média 0,7% pessoas.

“Em Portugal, começamos o nosso período epidémico mais tarde que outros países e vamos acompanhar diferentes critérios que estão a ser adotados por diferentes países para ver aquele que se adapta melhor à nossa realidade. Cada país está a seguir critérios diferentes”, salientou Graça Freitas.

No entanto, a Diretora Geral de Saúde realçou que “Portugal está perto de 1% com pequenas variações regionais, mas o valor atual é um pouco abaixo de 1%”.

Questionada sobre o facto de uma clinica de diálise permanecer aberta depois de terem sido confirmados casos de Covid, Graça Freitas esclareceu que “os doentes dialisados são doentes de risco para uma doença grave por Covid”, sendo que “nestas circunstâncias aqueles cuja sintomatologia e a sua patologia de base o justifique vão obviamente para os nossos hospitais. Estas clinicas têm indicações e procedimentos para terem um circuito para doentes Covid e não Covid, que devem ser separados fisicamente, como ter equipas dedicadas a tratar doentes Covid e não Covid”.

Sobre a possibilidade da cerca sanitária de Ovar ser em breve levantada, a diretora admitiu que “do conjunto da atuação concertada das autoridades locais chegaram à conclusão que estavam reunidas as condições para que Ovar deixe de ser uma zona de exceção. Essa informação vai ser superiormente analisada. Está previsto para dia 18 ou 19 de abril o levantamento da cerca sanitária”.

Graça Freitas voltou a alertar os portugueses para a necessidade de que vão ter de “equilibrar durante algum tempo nas nossas vidas o retorno à atividade normal num mundo com Covid. Vamos ter de compatibilizar uma nova forma de estar vida que é voltarmos às nossas atividades gradualmente, mas ao mesmo tempo continuarmos a observar medidas de controlo da infeção”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.