[weglot_switcher]

“Há concelhos na região Norte que merecem maior preocupação”, avisa Governo

“Relativamente à avaliação da situação epidemiológica, temos concelhos que merecem maior preocupação e esses são concelhos limítrofes aos que foram visados esta quinta feira. A movimentação de pessoas e a confluência geográfica são fatores que agravam o risco, estamos a avaliar”, referiu Marta Temido.
  • António Cotrim / Lusa
23 Outubro 2020, 19h56

Marta Temido foi confrontada na conferência de imprensa desta sexta-feira sobre a probabilidade de estender as medidas aplicadas esta quinta-feira aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, sobretudo a concelhos da região limítrofes na região Norte.

“Relativamente à avaliação da situação epidemiológica, temos concelhos que merecem maior preocupação e esses são concelhos limítrofes aos que foram visados esta quinta feira. A movimentação de pessoas e a confluência geográfica são fatores que agravam o risco, estamos a avaliar”, referiu Marta Temido.

O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros que os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira irão estar sujeitos a limitações a partir das 00h00 de 23 de outubro, tal como aconteceu anteriormente com as 19 freguesias de Lisboa, em virtude da evolução da situação pandémica nestes territórios, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva

“Para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, foram aprovados o dever de permanência no domicílio com exceção de um conjunto de atividades à semelhança do que já tinha acontecido no passado para as 19 freguesias de Lisboa: trabalhar, frequentar a escola e outras atividades”, começou por referiu a governante.

Na conferência de imprensa de quinta-feira, Marta Temido justificou esta decisão pelo número de novos casos por cada 100 mil habitantes que estão a ser detetados particularmente nestes concelhos sobretudo nos últimos 7 dias conjugado com a velocidade de crescimento da doença. “Foi necessário tomar medidas adicionais para promover a redução de contactos”, justificou a ministra da Saúde.

“Estes concelhos têm sofrido uma elevada pressão de novos casos, são concelhos densamente povoados e onde a aplicação de medidas mais gravosas se revelou absolutamente necessário”, realçou a governante.

Portugal conta com um total de 112.440 casos confirmados da Covid-19, mais 2.899 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta sexta-feira, 23 de outubro. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 2.276, registando-se mais 31 vítimas mortais nas últimas 24 horas.

A DGS revela que atualmente existem 46.391 casos registados no Norte (mais 1.516), 9.388 no Centro (mais 364), 51.313 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 918), 2.373 no Algarve (mais 38), 334 casos na Região Autónoma dos Açores (mais dois), 369 na Região Autónoma da Madeira (mais oito) e 2.272 casos no Alentejo (mais 53).

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.