A Direção-Geral do Consumidor (DGC) revela que a maioria dos influenciadores digitais (os chamados influencers) cumpre as regras de publicidade definidas, pelo menos na rede social Instagram. Entre 7 e 24 de outubro deste ano, a DGC analisou 457 mensagens publicitárias de 30 influencers que faziam publicidade a um total de 67 empresas.
Esta ação de fiscalização previa “verificar o cumprimento das normas legais em matéria de publicidade, particularmente quanto ao princípio da identificabilidade (a publicidade deve ser clara e identificada como tal) e ao princípio da veracidade (a publicidade deve ser verdadeira, sem deformar os factos relacionados com os produtos ou serviços promovidos)”, indica a DGC.
Muitos têm sido os influencers que optam por identificar o serviço de publicidade com recurso a hashtag, ou seja, #pub ou #parceria, como ficou definido pela lei, uma vez que são pagos para partilhar a informação.
Entre os principais setores monitorizados pela Direção do Consumidor estão o retalho alimentar e não alimentar, estabelecimentos de restauração, produtos de cosmética, serviços de estética, vestuário, jogos e artigos para desporto.
A análise sustenta que 55 empresas abrangidas “demonstraram conformidade com as normas aplicáveis, resultando numa taxa de cumprimento de 82%” Já nos influencers observou-se “uma taxa de cumprimento de 66%, com 10 mensagens publicitárias (2% do total analisado) a apresentarem indícios de infração”.
A DGC aponta que os “casos de infração detetados dizem respeito à falta de identificação clara de conteúdos comerciais, nomeadamente a ausência da referência #PUB no início das publicações”.
Comparativamente à última ação de fiscalização, que decorreu no fim do ano passado e início deste ano, registaram-se melhorias “significativas”, nomeadamente na taxa de cumprimento por parte dos influencers (passou de 5% para 66%) e na taxa dos operadores económicos/empresas (de 50% para 82%).
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