[weglot_switcher]

Hospital de São José. Confirmados mais onze casos positivos entre doentes e profissionais de saúde

São agora 12 os casos positivos na instituição. A administração do Hospital de São José informa que entre 109 profissionais de saúde testados, cinco estão positivos. Os sete doentes infetados foram transferidos para o Hospital Curry Cabral.
  • Hospital de Santa Maria
9 Julho 2020, 13h09

A administração do Hospital São José anunciou, esta quinta-feira que foram detetados mais onze casos positivos entre doentes e profissionais de saúde, para além do primeiro que tinha sido confirmado no início desta semana. No total, existem agora 12 casos confirmados na instituição.

Durante a conferência de imprensa, o adjunto da direção clínica João Varandas Fernandes anunciou que foram testados 36 doentes da enfermaria no hospital, 15 homens e 21 mulheres. Desse grupo, a administração confirmou mais seis casos positivos que foram transferidos  de imediato para o Hospital Curry Cabral, sendo agora sete o número total de casos positivos entre internados.

“Tomamos todas as medidas de imediato para garantir a segurança dos doentes”, referiu, informando ainda que a admnistração cancelou o internamento de todos os doentes naquele hospital e procedeu-se à desinfeção das enfermarias.

Dado o elevado número de doentes infetados, a administração prosseguiu para a testagem entre os profissionais de saúde de acordo com o plano de contingência que foi ativado em articulação com as autoridades de saúde. Depois do rastreio, foram testados 109 profissionais de saúde. Desse grupo, quatro enfermeiros e um assistente operacional testaram positivo. De acordo com o adjunto da direção, todos se encontram, até ao momento, assintomáticos e foram registados na aplicação Trace Covid-19. Quanto aos profissionais de alto risco, estes encontram-se em isolamento profilático e os de baixo risco “continuam a trabalhar com monitorização dos sintomas”, garante o responsável.

A presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar, Rosa Valente de Matos, sublinhou que foram activados todos os procedimentos e que não há motivo para alarme.

A notícia chega depois de ter sido confirmado um surto de Covid-19 no Hospital de São José.

Na quarta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmara a existência de um surto “muito recente” no Hospital de São José, garantido estarem a ser feitos todos os testes necessário.

Graça Freitas frisou que doentes e profissionais estavam a ser testados e que foram “retirados doentes das áreas consideradas afetadas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.