A inflação britânica nos supermercados registou uma ligeira descida em junho, pelo terceiro mês consecutivo, tendo atingido o valor de 16,5% em junho, face aos 17,2% registados em maio, segundo dados da empresa Kantar.
Esta redução vai aliviar a pressão que os britânicos sentem, visto que já se encontram desgastados perante a crise e o elevado custo de vida.
Segundo os dados da Kantar, os preços que subiram mais rapidamente foram os dos ovos, dos molhos para cozinhar e das batatas congeladas.
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, fez a promessa de reduzir a inflação para metade em 2023, mas tem sido difícil de realizar perante a constante inflação do preço dos alimentos.
Fraser McKevitt, chefe de retalho e perceção de consumo da Kantar, afirma que “esta é a menor taxa de inflação nos preços de supermercado que vemos em 2023, mas será uma alívio para os compradores e retalhistas”, mesmo com esta descida este é o sexto maior índice mensal.
As famílias do Reino Unido estão a mudar os seus comportamentos nas compras de forma a reduzirem os custos. Tendencialmente estão a optar por produtos de marca branca, preparam pratos mais simples, com menos ingredientes e utilizam cada vez mais o microondas.
Em abril, o Reino Unido registou uma taxa de inflação de 8,7%, sendo que os preços da alimentação e bebidas não alcoólicas cresceram 19% no último ano. Na quarta-feira vão ser divulgados os dados da inflação do país no mês de maio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com