O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América confirmou, este sábado, que suspendeu os testes para avaliar a segurança e eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de doentes hospitalizados com Covid-19.
De acordo com a notícia avançada pela agência “Reuters”, o estudo revelou que o medicamento para a malária, que Donald Trump tem defendido como um possível tratamento, apesar de não fazer mal aos doentes com Covid-19, também não traz qualquer benefício.
A suspensão dos ensaios clínicos nos Estados Unidos surge após a Organização Mundial de Saúde anunciar que os testes com a hidroxicloroquina tinham sido parados por não haver benefícios.
https://jornaleconomico.pt/noticias/infarmed-desaconselha-hidroxicloroquina-a-doentes-com-covid-19-594395
Também a Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) indicou esta semana que ia revogar a autorização de emergência para a utilização de medicação para a malária no tratamento da covid-19, aprovada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Segundo a FDA, “é improvável” que a hidroxicloroquina e a cloroquina sejam eficazes no tratamento do novo coronavírus.
O Presidente norte-americano tem sido um defensor da utilização do medicamento no tratamento para a Covid-19. Em março, anunciou que este podia ser “uma das grandes surpresas na história da medicina”, quando misturado com o antibiótico azitromicina.
No mês passado, Donald Trump anunciou que estava a tomar hidroxicloroquina como forma de prevenção, depois de dois funcionários da Casa Branca testarem positivo ao novo coronavírus.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com