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Investimento imobiliário em lojas aumentou para 383,5 milhões de euros no primeiro trimeste

Os ‘retail parks’ e os centros comerciais estão entre os maiores sucessos, ao mesmo tempo que os comerciantes de rua sentem o aumento das rendas, fruto da escassez de oferta.
16 Junho 2025, 16h30

O volume de investimento imobiliário no setor do retalho subiu para os 383,5 milhões de euros no primeiro trimestre, em Portugal. Assim sendo, manteve-se como classe de ativo mais atrativa, já que concentra mais de metade do investimento em imobiliário comercial.

Os dados estão entre as conclusões do mais recente relatório da Savills, que se especializa em consultoria imobiliária. As contas apontam para um aumento ao nível do investimento em ativos de retalho, à escala mundial. As empresas que estão a expandir as suas redes de lojas contribuem amplamente para a tendência, já que fazem contribuem para a subida das rendas.

No mercado ocupacional, os retail parks e os centros comerciais registam altos níveis de procura. No comércio de rua, a procura mostra-se consistente, pelo que a escassez de oferta constitui uma barreira e gera a subida das rendas.

Ao mesmo tempo, o setor mostra resiliência, já que não se concretizou o encerramento massivo de lojas que se esperava, fruto de fatores como a pandemia, o crescimento do comércio digital e as crises económicas.

Na Europa, a escassez de novos projetos comerciais é uma tendência, ao mesmo tempo que os centros comerciais premium e retail parks se destacam pelos melhores motivos. De resto, há tendências distintas ao redor do globo.

Países como Austrália, Malásia e Índia registaram aumentos no investimento, ao passo que o Japão viu um crescimento ao nível das vendas, a beneficiar do turismo. Nos Estados Unidos, a taxa de desocupação recuou para 4,7%, o que constitui um mínimo histórico.

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