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James Martin’s 35 Years Old é exclusivo para Portugal

Em exclusivo para o mercado português, a icónica marca lança uma edição limitada a 678 garrafas do seu whisky mais antigo de sempre. Nunca um James Martin’s esteve tanto tempo a apurar o seu sabor.
11 Dezembro 2023, 17h51

Saborear um James Martin’s é, desde sempre, viver bons momentos e tornar mais fortes os laços entre os que sabem apreciar a excelência. Afinal, este é um dos whiskies mais apreciados em todo o mundo, fruto do génio do boxeur escocês que lhe deu o nome: James Martin, também conhecido por Sparry, possivelmente pela rapidez dos golpes e fintas com que enfrentava não só os seus adversários no boxe como também as paixões da sua vida, entre as quais o whisky de qualidade.

James (Sparry) Martin fundou a James Martin & Co. em 1878 na sua cidade de Edimburgo. Comercializava bebidas espirituosas e vinhos mas a sua ambição era criar um blended whisky capaz de conquistar os apreciadores mais exigentes. Rapidamente os seus whiskies se tornaram premium e começaram a ganhar medalhas em exposições internacionais de prestígio. Passaram a ser servidos em transatlânticos de luxo como o Queen Mary e o Queen Elizabeth e a realeza britânica incluiu a marca entre os seus fornecedores logo no início do século XX, no reinado de Eduardo VII.

O pugilista amante de whisky não chegou a ver o sucesso da sua criação, mas sabia que venceria mais este combate. Não terá sido por acaso que, no seu testamento, determinou que a empresa só poderia ser vendida ao seu sócio, em quem depositava toda a confiança. Era a forma de garantir a boa reputação e elevada qualidade dos seus whiskies e também uma maneira de marcar a importância da amizade. O facto é que a bebida que criou – hoje propriedade da Glenmorangie Company — se tornou numa das mais prestigiadas referências e é um dos grandes nomes da história do whisky escocês.

 

Um whisky de topo

A marca James Martin’s sempre insistiu na qualidade que os apreciadores exigem e sabem reconhecer. Na década de 1950 lançou os seus lotes premium de 20 e 30 anos, imensamente apreciados não só na altura como ao longo dos anos. O 30 Years Old, por sinal, recebeu em 2004 uma medalha de ouro dos juízes no prestigiado International Wine and Spirits Competition. Já em 2020 a marca lançou, apenas em Portugal, uma edição limitada de 32 anos que reuniu preferências mais uma vez. Agora, para o agrado dos amantes do James Martin’s, acaba de ser lançada uma nova, rara e (muito) limitada edição com 35 anos de envelhecimento.

 

Apenas 678 garrafas

Apresentado numa garrafa de ombros quadrados, reflexo do estilo art-
-déco das embalagens em que, tradicionalmente, o James Martin’s era servido, este 35 Years Old é uma edição de apenas 678 garrafas numeradas. Para proteger cada um destes luxuosos recipientes, foi concebida uma elegante caixa na qual o ícone da marca, gravado em relevo e revestido a ouro, reforça o carácter luxuoso desta verdadeira peça de coleção.

 

O engarrafamento mais antigo

Nunca houve um James Martin’s com tanto tempo de envelhecimento. O 35 Years Old é um whisky único, cuidadosamente criado pelo atual e muito aclamado Diretor de Criação de Whisky da Companhia, Dr. Bill Lumsden. E, para falar sobre este lançamento, nada melhor do que as palavras do seu criador, repetidas vezes homenageado no Icons of Whisky Hall of Fame: “James Martin’s sempre foi adorado pelos aficionados do whisky e estamos muito satisfeitos por partilhar o seu lançamento mais antigo, escolhido pelo seu sabor inigualável. Desde as origens de James Martin’s no Porto de Leith, em Edimburgo, até aos seus maiores apreciadores em Portugal, este é um renascimento importante do nosso muito apreciado blend.”

 

Degustação com notas muito afinadas

Um whisky tão cuidadosamente criado como o James Martin’s 35 Years Old merece toda a atenção ao ser saboreado. Vale a pena sentir tudo o que cada gole proporciona. De cor caramelo rico, este whisky exclusivo apresenta um aroma rico, penetrante e com sabor a nozes. Tem notas de caramelo, laranja de Sevilha e uma agradável nota de malte ou biscoito. Sente-se, ainda, uma sugestão a castanha-do-brasil, bem como um toque de óleo de linhaça e das especiarias mais suaves, como o cardamomo e o anis. Algumas gotas de água fazem sobressair notas florais, como o cravo ou o jasmim, juntamente com uma leve nota mentolada.

A sensação na boca é suave e oleosa, seguida de uma doçura distinta, como caramelo, açúcar mascavado e algumas amêndoas revestidas de açúcar. O tema maltado e biscoito continua, com uma sugestão de biscoitos digestivos de chocolate, juntamente com um toque de especiarias, como a canela, o cravo e o anis. O final de boca é longo e muito suave, quase calmante por natureza. Possui ainda um pequeno toque amadeirado, semelhante ao tanino de carvalho. É impressionante o que 35 anos em barris de carvalho provocam num whisky produzido para estar entre os melhores.

 

Para apreciadores, só em Portugal

O James Martin’s 35 Years Old está disponível no El Corte Inglés Club del Gourmet de Lisboa e Gaia. A excelência da sua qualidade é coerente com a elegância no consumo que a Glenmorangie Company sempre defendeu e aconselha. A empresa sugere que se prove o whisky James Martin’s com moderação e de acordo com as recomendações no que se refere ao consumo diário de álcool.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração de James Martin’s

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