[weglot_switcher]

Lacerda Sales: “Chegada de 400 ventiladores aumentou a nossa capacidade para 713 camas”

O Secretário de Estado da Saúde explicou na conferência de imprensa da DGS que Portugal tem uma capacidade de ventilação de 6,4 camas por cada 100 mil habitantes e quer alcançar a média europeia de 11,5 camas por cada 100 mil habitantes.
  • António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde
18 Maio 2020, 13h28

“Com a chegada de mais 400 ventiladores aumentamos a nossa capacidade para as 713 camas, o que reflete um nível de expansibilidade já interessante nesta fase em termos de ventilação mecânica”. É com base neste mote que Lacerda Sales pretende que Portugal ultrapasse a capacidade de ventilação por camas da média europeia.

“Tínhamos uma capacidade de ventilação de 6,4 camas por cada 100 mil habitantes, o que é abaixo da média europeia que anda na ordem das 11,5 camas por cada 100 mil habitantes. Com a chegada destes ventiladores e outros que estão por chegar nas próximas semanas queremos alcançar e até ultrapassar a média europeia”, referiu o Secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa da DGS esta segunda-feira, 18 de maio.

Lacerda Sales sublinhou também a entrada de Portugal no primeiro dia da segunda fase do desconfinamento. “É um caminho que percorreremos coletivamente, com consciência, responsabilidade e civismo, mas um caminho onde não nos podemos esquecer que cada ação nossa tem impacto no outro. Continuamos todos a ser agentes de saúde pública”.

O Secretário de Estado da Saúde voltou a chamar a atenção para a proteção dos profissionais de saúde e de todos os que prestam cuidados. “São uma preocupação e por isso temos mantido ao longo deste processo especial atenção nos equipamentos de proteção individual, não só para que estes cheguem, mas para que cheguem nas devidas condições de quem deles necessita”.

Sobre os equipamentos de proteção, Lacerda Sales afirmou que “há neste momento seis entidades acreditadas para proceder à certificação das empresas que pretendem fabricar máscaras cirúrgicas, sociais ou outros dispositivos de proteção”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.