[weglot_switcher]

Lacerda Sales: “De um a dez de maio foram feitos mais testes do que em todo o mês de março”

O Secretário de Estado da Saúde referiu na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde, que apesar do país ter saído do confinamento há uma semana “ainda não é tempo para balanços”, porque “esta não é uma corrida curta, é uma maratona longa”.
  • António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde
11 Maio 2020, 13h28

António Lacerda Sales refere que entre o dia um e dez de maio “foram feitos mais testes da Covid-19, do que em todo o mês de março”.

Na habitual conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde (DGS), o Secretário de Estado da Saúde, afirmou que “desde o dia 1 de março foram realizadas cerca de 547 mil testes de diagnóstico Covid-19 em Portugal”, sendo que no mês de maio “a média foi de mais de 13.100 testes por dia e estes dados serão ainda atualizados”.

Lacerda Sales salientou que “estes indicadores são importantes porque quanto mais testamos mais sabemos sobre a realidade epidemiológica do país”, frisando que “ainda não é tempo para balanços” dado que Portugal saiu do confinamento apenas há uma semana.

“É tempo para continuar este caminho. Esta não é uma corrida curta e rápida. É uma maratona longa e por vezes com obstáculos. Sentimos que há uma consciência cívica e social muito grande e estamos expectantes que este balanço possa vir a ser positivo se esta consciência se mantiver como todos esperamos”, afirmou.

O Secretário de Estado da Saúde aproveitou também para anunciar que está previsto continuarem a chegar equipamentos de proteção individual, quer do mercado externo, quer do mercado interno.

“Esta semana deverão chegar dois milhões de máscaras cirúrgicas e 1,7 milhões de respiradores ffp2 e ffp3, entre outros materiais importantes”, referiu Lacerda Sales.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.