[weglot_switcher]

Lacerda Sales: “Na próxima semana chegam 65 ventiladores da China”

O Secretário de Estado da Saúde referiu na conferência de imprensa que estes ventiladores fazem parte dos 500 encomendados à China e que estes 65 aguardam pelo próximo voo da TAP para chegarem a Portugal.
  • Tiago Petinga/Lusa
17 Abril 2020, 12h55

António Lacerda Sales anunciou esta sexta-feira, 17 de abril, que na próxima semana vão chegar a Portugal 65 ventiladores vindos da China.

O Secretário de Estado da Saúde referiu na conferência de imprensa que “neste momento, 65 ventiladores da encomenda de 500 já se encontram na embaixada de Portugal em Pequim, aguardando a realização do próximo voo da TAP. Está prevista a sua chegada a Portugal no início da próxima semana”.

Lacerda Sales realçou que “há data de hoje foi reforçada a capacidade nacional de ventiladores em mais 426, que resultam de encomendas, doações e empréstimos. Desde o início da pandemia já foram recuperados 87 ventiladores do Serviço Nacional de Saúde”.

O Secretário de Estado da Saúde anunciou também que “em breve serão distribuídos em Portugal os primeiros cinco mil teste de biologia molecular, que permitem resultados em cerca de 45 minutos a uma hora e que devem ser usados preferencialmente em ambiente hospitalar, em casos de urgência, pré-cirurgia ou tratamentos oncológicos”.

Lacerda Sales salientou que “esta semana distribuímos mais 272 mil testes pelas administrações regionais de saúde e pelas duas regiões autónomas, mais oito mil do que inicialmente previsto” e que neste momento estão disponíveis “cerca de 350 camas de nível 3 de medicina intensiva”.

O Secretário de Estado da Saúde deixou também um alerta para que os cidadãos portugueses continuem a atuar de forma preventiva no combate ao coronavírus. “Este é o caminho que temos de continuar a percorrer. Infelizmente não há atalhos, interessa neste momento decisivo e de grande responsabilidade que não deitemos a perder os resultados do enorme sacrifício das últimas semanas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.