Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) acredita que a sustentabilidade na habitação vai trazer mais disponibilidade de financiamento vindo da Europa. “O Banco de Fomento tem de servir para trazer mais dinheiro aos portugueses, mais dinheiro para a construção de casas ‘verdes’ baratas”, refere.
O aumento das despesas tem levado o Kremlin a recorrer ao fundo soberano, que recuou 50% desde o início da guerra. Petróleo continua a gerar receitas, mas pode não ser suficiente. Até quando vai aguentar o ‘porquinho’ de Vladimir Putin?
O ano fechou com um recuo de 0,3% no PIB e os primeiros dados de 2024 não permitem grande otimismo, com os inquéritos de mercado a pintarem um cenário bastante negativo. O próprio governo cortou as previsões de crescimento este ano de 1,3% para 0,2% e reconheceram que o país atravessa “águas agitadas”.
No início de fevereiro, o Curry Cabral fez o primeiro transplante hepático da Europa com recurso a robótica. O diretor da tecnológica Abex, que desenvolveu o sistema, diz ao Jornal Económico que prevê “um rápido aumento” da implementação nos principais hospitais do país.
Foi no Norte do país que os líderes dos dois maiores partidos deram início à campanha eleitoral para as legislativas que se estende até ao dia 8 de março, antevéspera das eleições.
Conheça as medidas dos programas eleitorais para a área da educação, no primeiro de uma série de comparadores de propostas que vamos publicar durante a campanha eleitoral para as legislativas de 10 de março.
Em entrevista ao Jornal Económico, Maria Tolentino defende que a questão do desperdício deve “estar na agenda política” e “ser tratada com a devida importância”, apontando para Itália e França como exemplos de países que olham para o tema como premente, bem como Espanha, que “está a desenvolver esforços nesse sentido”.
A política, na definição de Bismarck, debatida todas as semanas com sentido crítico e uma boa dose de ironia por António Saraiva, Luís Osório e Vera Gouveia Barros. Nesta edição, analisamos os cenários de governabilidade entre PS e AD com o Chega pelo meio.
Primeiro em Paris, depois em Doha e mais tarde no Cairo. As rotas das negociações para um cessar-fogo continuam muito ativas, num contexto em que Israel promete mais guerra.
Armindo Monteiro faz uma análise do impacto do Pacto Social junto dos partidos e dos parceiros sociais. Critica os sindicatos, mas também demonstra considerar que os empresários precisam de ter outra postura, que o pacto induz.
A bolsa de Lisboa encerrou no ‘verde’ a sessão de sexta-feira, com aquela cotada a ganhar mais de 3%. A semana que agora se inicia vai trazer dados macroeconómicos de grande relevo, a começar pelo PIB e inflação.
A semana em Portugal vai ficar marcada pela apresentação dos resultados anuais do Millennium BCP, Semapa, EDP e Mota-Engil. No espaço político arrancam as campanhas para as eleições legislativas, enquanto lá por fora a presidente do BCE, Christine Lagarde, apresenta relatório anual de 2023, no Parlamento Europeu, havendo também espaço para o discurso de Vladimir Putin sobre o estado da nação. Na quarta-feira, arranca mais uma edição da BTL, em Lisboa.
A capacidade de inovação de um país é essencial para o seu crescimento económico. E uma forma importante de estimular a inovação é investir no talento humano.
As medidas que tenho visto nos programas dos partidos, se nada me escapa, são medidas políticas de “sobe e desce”, taxas e impostos, de “corta aqui e corta acolá” para pagar menos isto ou aquilo.