[weglot_switcher]
1242422
Em Foco

Banco de Portugal aprova acordo de antecipação do mecanismo de capitalização contingente

Só depois da luz verde das Finanças haverá a assinatura do contrato entre o Fundo de Resolução e o Novobanco e o Acordo Parassocial entre o Fundo de Resolução, o Novobanco e a Direção Geral do Tesouro e Finanças que tem 11,46% do banco.

Atualidade

PIB português com disparo até 15% em 2030 com nova vaga de industrialização do país

O estudo prevê também que as exportações podem disparar até 20% até ao final da década, se os investimentos previstos para o país arrancarem.

Vinte e nove empresas não financeiras do setor empresarial do Estado em “falência técnica” em 2023

No final de 2023, o CFP identificou 29 empresas não financeiras do SEE com capitais próprios negativos, o que corresponde a aproximadamente um terço do universo considerado no relatório de 2022-2023. Entre as empresas em ‘falência técnica’ estão a TAP SGPS e a Parvalorem.

“Descida do IRC é positiva, mas Governo deve adotar uma abordagem mais ousada”, pedem jovens empresários

O presidente da ANJE, Carlos Carvalho, considera que medidas como o IRS Jovem ou a descida do IRC são benéficas, mas pede mais ambição, agilidade e incentivos à inovação, sobretudo no atual ambiente de tensão no comércio internacional – que, embora desafiante, cria oportunidades de valorizar outros mercados emergentes.

Primeiro-ministro anunciou um investimento de 20 milhões para a PSP e a GNR

O primeiro-ministro anunciou um investimento de 20 milhões para a PSP e a GNR para adquirir 600 veículos ligeiros e pesados, despesa que vai ser autorizada em Conselho de Ministros. referiu o governante.

Politécnicos querem alargar contratação a termo a pessoal técnico

Maria José Fernandes, presidente do CCISP, diz ao JE que a Lei admite já a contratação a termo de docentes e investigadores destinados à execução de projetos e que os politécnicos gostariam de ver o seu âmbito alargado ao pessoal técnico. Os politécnicos têm estado em contacto com responsáveis políticos e acalentam a expectativa de que as suas propostas possam ser integradas no Orçamento do Estado para 2025.

Savannah diz que o seu “caminho” sempre foi “independente” do projeto de lítio da Galp

Donos do projeto da mina de lítio de Boticas dizem que continuam empenhados em arrancar com a operação em 2027. Fim do projeto da Galp e da Northvolt não muda nada.

Receitas da Altice Portugal estagnaram nos nove primeiros meses do ano

Excluindo os efeitos negativos da Altice Labs, as receitas cresceram 1,7% no terceiro trimestre e 4,6% no conjunto do ano até setembro, informa a operadora de telecomunicações, dona da Meo.

OE2025: deputados da Madeira do PSD, PS e Chega mantêm sentidos de voto na generalidade

Os três deputados do PSD Madeira votam a favor, os dois do PS Madeira vão abster-se e o único deputado do Chega Madeira vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2025. Em linha com as posições dos partidos a nível nacional.

“Nos últimos seis ou sete anos, usámos quase tantos materiais virgens como nos 100 anos anteriores”, diz CEO da Circle Economy

“Embora a conversa em torno da circularidade tenha aumentado, a circularidade em si tem diminuído”, alerta Ivonne Bojoh, CEO da Circle Economy Foundation, em entrevista ao JE.

“Metas da UE para emissões de CO2 são determinantes para o setor automóvel”, diz CEO da Kinto

Investimentos que não terão corrido bem, forte concorrência externa e, finalmente, a possibilidade de um novo quadro de tarifas alfandegárias nos Estados Unidos. O contexto do setor europeu dos construtores de automóveis está longe de ser favorável à sua recuperação.

Cláudia Azevedo: ‘patroa’ da Sonae com ‘killer instict’ de Belmiro

Cláudia Azevedo foi apelidada como sendo a mais parecida com o pai e fez com que essa garra dos negócios ficasse bem visível ao longo dos anos. Lidera a lista das poderosas na categoria de Moda, Distribuição e Retalho.

Julgamento do BES Angola agendado para 2025, mas pode colidir com sessões do BES/GES

Segundo o despacho do juiz Noé Bettencourt, de 15 de novembro, a que a Lusa teve acesso, o Juízo Central Criminal de Lisboa reservou para o julgamento as manhãs e as tardes de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, entre 29 de abril e 10 de julho de 2025, “sem prejuízo de, pontualmente, poderem ocorrer alterações aos dias de semana em função de interesses ou indisponibilidades atendíveis dos intervenientes processuais (…)”.

Israel: famílias dos reféns exigem alagamento do cessar-fogo a Gaza

Só dessa forma, dizem os familiares dos reféns, será possível assegurar o seu regresso. É mais uma fonte de pressão sobre o governo de Benjamin Netanyahu face ao cessar-fogo. Nos Estados Unidos, Donald Trump reclama os créditos do cessar-fogo.

Mercados

PSI vive dia ameno apesar da correção europeia. Segue-se a inflação alemã

A bolsa de Lisboa encerrou com uma subida leve, a beneficiar dos ganhos na Sonae e EDP Renováveis. Esta quinta-feira, o destaque vai para os dados da inflação na Alemanha.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Por cá, em destaque surge o Banco de Portugal que vai partilhar números relacionados com empréstimos e depósitos bancários. Lá fora, são conhecidos os dados sobre a inflação na Alemanha e Espanha.

Opinião

COP29: entre a retórica e o retrocesso, o que sobrou?

A frustração face aos resultados da COP29 não pode desviar a Europa do caminho que tem liderado e da meta traçada: ser o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.

E no entanto ela move-se

Qualquer acontecimento inesperado pode desencadear uma crise ou crash bolsista, sobretudo em tempos complexos e de incerteza e tacticismo como os nossos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.