As condições de vida em várias cidades mundiais melhoraram depois da deterioração sentida com a pandemia. Um estudo do “The Economist” analisou várias categorias de vida em 173 cidades: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.
O índice mostra que a vida nas cidades está nas melhores condições dos últimos 15 anos, sendo que as cidades da região Ásia-Pacífico foram as que mais melhoraram desde o início da pandemia.
Em primeiro lugar chega Viena, a capital austríaca, com condições de vida nos 98,4 pontos em 100, enquanto Copenhaga fica em segundo com 98 pontos. Outra capital europeia chega só em sexto lugar, com Zurique a classificar-se com 97,1 pontos.
Desta forma, Viena ocupa o topo do ranking pela quarta vez em cinco anos.
Os terceiro e quarto lugares são ocupados por Melbourne (97,7) e Sydney (97,4), respetivamente, enquanto Vancouver está na sexta posição com 97,3 pontos.
No top10, nove das principais cidades são de tamanho pequeno a médio, sendo que a maioria do top50 são cidades em países ricos.
A maioria das cidades com melhores condições de vida são na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.
Em sentido contrário, as cidades com piores condições de vida são no Médio Oriente e em África. A cidade com a pior classificação é Damasco, a capital da Síria, que ficou com 30,7 pontos num total de 100.
Tripoli, a capital da Líbia, ficou em 172º lugar com 40,1 pontos, imediatamente atrás de da capital da Argélia, Argel, com 42 pontos, enquanto Lagos, a capital da Nigéria, ficou na 170ª posição com 42,2 pontos.
Onde fica Lisboa?
Ainda que não se localize nos primeiro lugares, a capital portuguesa está bem posicionada e revela uma subida no ranking face ao ano passado.
Lisboa está, no índice deste ano, com quase 90 pontos num total de 100. A capital nacional está imediatamente atrás de Reykjavik (Islândia) e de Milão (Itália), ficando à frente de Edimburgo e Roma. Em relação a outros continentes, Lisboa está à frente de Nova Iorque, Hong Kong, Buenos Aires, Abu Dhabi e mesmo o Dubai.
No ano passado, ainda que se encontrasse na mesma janela de pontos (80-90), a capital portuguesa tinha à volta de 83 pontos, estando ao mesmo nível de Roma, que conseguiu ultrapassar este ano.
Já em 2021, Lisboa estava na faixa dos 70-80 à frente de Londres (que atualmente está na lista dos 90-100), e atrás de Roma, Manchester e mesmo Nova Iorque.
Conheça o top5
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com